No Dragão, Marítimo bateu marca inédita nas últimas três épocas e não foi a melhor
O Marítimo não fez um remate no dragão o que é uma coisa inédita nas últimas três épocas, pelo menos. Damos-lhe a conhecer as equipas com menos remates num jogo da I Liga, nas últimas três épocas.
Corpo do artigo
O Marítimo não fez um remate à baliza do FC Porto (3-0 final). A situação não tem paralelo na pesquisa que fizemos dos últimos 846 jogos das últimas três edições do campeonato, ainda que o Moreirense e o Arouca tenham ficado lá perto, com apenas um remate para amostra.
A situação não tem paralelo na pesquisa que fizemos dos últimos 846 jogos das últimas três edições do campeonato
Os dragões foram o adversário mais frequente (cinco em oito jogos) no ranking de partidas em que uma das equipas praticamente não atirou à baliza. Apesar disso, em dois desses jogos os azuis e brancos não conseguiram melhor que o empate: foi o caso do Moreirense-FC Porto (0-0), da época 2017/18, e do V. Setúbal-FC Porto (0-0), de 2016/17.
A correlação entre a quantidade remates e as vitórias parece uma verdade "La Palice", ainda que o ranking das equipas com menos remates não seja uma cópia direta entre o fundo da classificação geral. Veja-se, por exemplo, o caso do Belenenses: é a segunda equipa com menos remates da Liga (234 no total, o que dá uma curta média de nove por jogo), e ainda assim ocupa um simpático sétimo lugar.
CURIOSIDADES
0,6 do menos batido
Casillas, em vias de renovar com o FC Porto, é o guardião com a menor média de golos sofridos por jogo: 0,6. Tiago Sá (Braga), com 0,78, e Vlachodimos (Benfica), com 0,85, fecham o pódio de um ranking dos "keepers" com o mínimo de cinco jogos.
1.º nos cruzamentos
Alex Telles (FC Porto) é o jogador com mais cruzamentos (total) na I Liga (139). O lateral marcou e ainda assistiu Militão no jogo frente ao Marítimo. É um dos oito totalistas (26 jogos completos) da prova.
8" da expulsão mais rápida
A expulsão de Lucas Áfrico (Marítimo), por vermelho direto, no Dragão foi a mais precoce da competição. Subtraiu seis minutos à de Nadjack (Rio Ave), na 10.ª jornada, frente ao Aves.
9 na pequena área
O Braga marcou nove dos últimos 11 golos na pequena área. A tendência é recente, já que em toda a primeira volta só tinham marcado dois tentos em remates desferidos no pequeno retângulo.
3 curtos pontos
São apenas três os pontos que separam o 11.º (Marítimo) e o 17.º classificado (Chaves). Os flavienses regressaram às vitórias, depois de um hiato de cinco jogos, graças ao primeiro golo marcado no primeiro quarto de hora (10").
236 dribles de Galeno
Galeno (Rio Ave, cinco golos em 21 jogos) é o jogador com mais tentativas de drible. No ranking dos jogadores que mais arriscam a finta seguem-se Brahimi e Corona (FC Porto), 218; e Davidson (Guimarães), 162.