Terrível exibição em Faro suscitou alguma perplexidade na cúpula, entendida por técnico e jogadores. Exigência de melhores dias em jogo de alto gabarito.
Corpo do artigo
A derrota em Faro foi um forte soco no estômago nas aspirações guerreiras, muito em razão da impotência da equipa para contrariar os melhores argumentos dos algarvios, acumulando erros impensáveis para a valia do plantel.
As marcas do desaire foram profundas, motivaram forte reflexão interna e veemente abanão, que começou em António Salvador, tendo havido perceção de treinador e jogadores, Matheus assim o confessou nas redes, e Ricardo Horta na flash-interview, que uma exibição ao nível da que foi feita em Faro é inadmissível daqui para a frente.
O rendimento da equipa na Liga já teve outros capítulos que desagradaram profundamente e só a vitória tardia em Moreira de Cónegos salvou, já aí, que os jogadores ficassem com as orelhas a arder. A exigência que paira sobre os minhotos é alta, havendo impacto nacional do investimento sem precedentes feito pelo presidente, pelo que o escrutínio ao trabalho do grupo é forte e diário, até porque a presença na Liga dos Campeões não pode deslumbrar ninguém, quando a proposta geral passa por um Braga cada vez mais pressionante no acosso aos grandes pela discussão do título.
Artur Jorge tentou, já depois da derrota, retirar a força do rótulo de candidato, mas o próprio nível da equipa na última temporada e as contratações feitas para 2023/24 indicam um reforço inequívoco nas pretensões do clube, ao nível de resultados internos e no aproveitamento da montra da Champions.
O Braga terá, inevitavelmente, que lidar com essa pressão, desde logo imposta pela cúpula. Os pecados cometidos em Faro, que passaram pelo descalabro defensivo e pela débil arrumação de todos os setores, vão merecer aturado trabalho, havendo adeptos na expectativa de uma reação à altura na receção ao Nápoles e, logo depois, ao Boavista, prolongando-se a vigilância sobre o rendimento individual e coletivo na visita à Reboleira. A exigência de vitórias, acompanhada de boas exibições, está presente a nível interno, mas também se espera por uma equipa capaz de pontuar diante do Nápoles.