Paulo Sérgio treinou Vasco Matos e garante que o sucesso à frente do clube não o surpreende, dada a inteligência que sempre demonstrou nos relvados
Corpo do artigo
O Santa Clara regressou esta temporada à I Liga e não podia ter tido melhor arranque de campeonato. Em Alvalade, diante do Sporting, fez história e, no banco, Vasco Matos consolida-se como aposta certeira. “Não me espanta que esteja a ter este sucesso e fico muito contente por ele”, começou por dizer Paulo Sérgio a O JOGO.
O antigo treinador do Portimonense conheceu Vasco Matos quando este era jogador e garante que foi dos melhores atletas com quem trabalhou “O nosso primeiro contacto foi quando assinou pelo Olhanense. Conheci-o como atleta da formação do Sporting, na equipa B, e em Olhão, quando subimos à II Liga, houve a possibilidade de reforçar a equipa com ele. Mostrei-me interessado e foi dessa forma que a nossa amizade começou. Ele foi dos jogadores mais inteligentes que treinei. Taticamente, era muito inteligente, além de ser uma pessoa com um coração enorme. Criámos uma grande relação desde aí. O Vasco era dos primeiros a interpretar as coisas, era já um treinador dentro de campo. Ajudava a que os outros compreendessem melhor o que estava a ser pedido”, conta.
Paulo Sérgio não está espantado com o sucesso de um ex-jogador que era peça-chave. “Trabalhávamos em Olhão em 4x4x2 losango, o que obrigava a uma pressão mais alta. Ele interpretava facilmente isso e tinha muita qualidade técnica. Ajudava a evoluir no processo. Já era bem sucedido enquanto atleta”, rematou o técnico.
Amuo terminou em lágrimas
Desafiado a recordar uma história de Vasco Matos dos tempos de jogador, Paulo Sérgio destacou uma que terminou com lágrimas e um abraço entre os dois, depois de uma “birra” do ex-jogador. “Temos muitas histórias. Mas há uma que me vem logo à cabeça. Uma vez, ele ficou chateado por não estar no onze. Amuou no treino. Mas eu gostava tanto dele que acabámos os dois em lágrimas e num forte abraço. Quando ele era adjunto do Vilafranquense, fui ver o treino para estar com ele. É uma pessoa que me marcou e merece todo o sucesso. Tem um coração muito grande”, elogiou.