Empate com a Naval foi o ponto final nas aspirações dos serranos.
Corpo do artigo
O empate 0-0 na receção à Naval ditou a despromoção do Covilhã. Apesar de o Trofense, adversário direto na luta pela manutenção, ter perdido, os cinco pontos que separam agora as duas equipas deixam já tudo decidido.
O Covilhã criou oportunidades para remeter para a última jornada a decisão, mas foi perdulário e pode queixar-se da própria sorte. Obrigado a vencer e dependente de terceiros para alimentar a esperança da manutenção, o Sporting da Covilhã entrou a assumir a iniciativa do jogo e, aos três minutos, Fabrício já tinha desperdiçado duas ocasiões flagrantes de golo, ambas em zona frontal e enquadrado com a baliza. No primeiro minuto, o brasileiro atirou a rasar a barra e, aos três minutos, ao lado. Gilberto também esteve prestes a inaugurar o marcador. Ao quarto de hora de jogo, o navalista Tinoco respondeu com um livre direto junto à linha lateral, que obrigou Jorge Batista a desviar por cima da trave. Ao minuto 39, os serranos voltaram a criar perigo, por Moreira, mas o guardião Taborda resolveu.
No reatamento, a Naval continuou com as linhas baixas e muita gente a tapar os caminhos da baliza, face a um Covilhã mais ofensivo, mais posse de bola e no segundo tempo a imprimir maior velocidade à partida. O golo serrano esteve perto ao minuto 49, quando Moreira acertou na barra, numa jogada de insistência em que estiveram envolvidos Fabrício e Gui. Moreira voltou a atirar a centímetros do poste e os figueirenses ripostaram. Aos 72 minutos, Telinho recebeu a bola de costas na área, rodopiou e rematou forte contra o poste. Aos 80, o atacante voltou a assustar os serranos, com uma bola que saiu ao lado.
Jogo no Complexo Desportivo da Covilhã.
Covilhã - Naval, 0-0.
Equipas:
- Covilhã: Jorge Batista, Gilberto, Buba, Paulo Grilo, Alex Kakuba, Nené, Carlos Manuel (Pimenta, 76), Moreira, Tarcísio (Adriano, 70), Gui e Fabrício.
(Suplentes: Igor Araújo, Edgar, Milton, Paulico, Diogo Gaspar, Adriano e Pimenta).
Treinador: Francisco Chaló.
- Naval: Taborda, Eusébio, Tikito, Robson Terra, Carlitos, Vila (Vítor Alves, 63), Luís Tinoco, André Fontes, Pedro Moreira (Tiago Mesquita, 56) e Telinho (Marcelo, 87, Djibril).
(Suplentes: Ricardo Neves, Tiago Mesquita, Raúl Martins, Cerveira, Marcelo, Vítor Alves).
Treinador: Álvaro Magalhães.
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Tarcísio (66) e Eusébio (68).