Declarações de José Mourinho após o Newcastle-Benfica (0-3) da 3.ª jornada da fase de Liga da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Sobre o jogo: "Na primeira parte, eu acho que a equipa esteve bem no campo, os jogadores sentiram-se confortáveis no campo. A fantástica atmosfera deste estádio não se fez sentir. O perigo que nos criaram foi, obviamente, nas bolas paradas e em tudo aquilo que era direto na área, porque é difícil competir com uma equipa com esta fisicalidade. Mas tivemos grandes oportunidades de golo, penso três ou quatro. Antes de eles fazerem o golo, temos o remate lindíssimo do Lukebakio ao poste. Portanto, eu acho que na primeira parte o resultado não reflete em nada aquilo que foi a primeira parte. Na segunda parte sofremos um golo que não podemos sofrer, que é uma bola parada a nosso favor, onde inicialmente o nosso posicionamento para a transição é um posicionamento correto, mas onde depois cometemos erros na movimentação defensiva. E quando sofremos esse golo é quando vêm ao de cima as diferenças de características entre uma equipa e outra. Há uma equipa que tem um motor de maior cavalagem do que a outra, que tem muito mais intensidade, que tem muito mais velocidade."
Só uma substituição: "A mudança do Dedic é por lesão. Ao não ter nenhum lateral direito de raiz no banco para entrar, tentei dar o Ivanovic ao jogo, que é um jogador rápido, que podia encontrar profundidade e continuar com o Aursnes a lateral, parecido com o Dedic em algumas coisas. Depois não fiz mais nenhuma modificação porque (...) não consegui convencer-me a mim próprio que alguma modificação pudesse melhorar a equipa. Depois, também, acho que é muito injusto, nos últimos 10, 15 minutos de jogo, a perder por 3-0, acho que é muito injusto meter um jogador dentro."
Baixas: "O Manu e o Bah fazem muita falta. O Manu, felizmente, está perto de regressar, o Bah não tanto, mas são dois jogadores muito importantes no equilíbrio do plantel."
Sobre as alegadas críticas a Bruno Lage na conferência de imprensa de segunda-feira: "Não há dois treinadores iguais. Da minha parte não há, não houve nem haverá qualquer tipo de crítica, [Bruno Lage] é um ótimo treinador que o Benfica teve, que ainda por cima é meu amigo, mas nós somos treinadores diferentes."
Melhores em campo: "Acho que o homem do jogo foi o Anthony Gordon, mas da parte do Benfica, em função daquilo que foram os últimos 20 minutos, onde a equipa estava verdadeiramente em dificuldade, acho que sim, sem dúvida nenhuma, o Trubin foi o melhor jogador."