Portista é o defesa com mais ofertas entre os que alinham nas dez principais ligas da Europa. Quatro das assistências foram conseguidas após a passagem de Famalicão para o Dragão. Samu foi quem mais aproveitou as entregas do esquerdino, que também já serviu Pepê e Deniz Gul.
Corpo do artigo
A entrada de Moura no FC Porto tem sido como um furacão com consequências devastadoras para a maioria dos adversários. Com apenas quatro jogos pelos dragões, o esquerdino atingiu a mesma quantidade de assistências e já é o “rei” do plantel neste departamento. No entanto, é quando se acrescentam as ofertas obtidas ainda ao serviço do Famalicão, contra o Boavista, que o número ganha proporções únicas entre os jogadores do setor defensivo que alinham nos dez principais campeonatos da Europa. O portista é líder isolado do ranking continental nesta fase da época, com mais uma oferta do que Grimaldo, que encerrou 2022/23 como o defesa com mais “entregas” na soma do campeonato, taças nacionais e competições europeias.
A assistência que fez para Deniz Gul fechar a goleada (4-0) do FC Porto ao Arouca, naquele que foi o centésimo jogo da carreira de Moura na I Liga, é a que vai marcando a diferença para o ex-Benfica por agora. E embora não se possa dizer que tenha um destinatário preferido na hora de oferecer golos, até porque também assistiu Pepê neste período (V. Guimarães), a verdade é que o lateral tem sido um precioso auxílio para Samu na relação que vai mantendo com as balizas. O espanhol já faturou por duas vezes a passe do aspirante a internacional português, que, se continuar assim, mais tarde ou mais cedo acabará mesmo por surgir no radar de Roberto Martínez.