Metade dos clássicos da I Ligam nas últimas quatro épocas, tiveram pelo menos um cartão vermelho. Edwards foi o 12.º jogador expulso desde 2020/21
Corpo do artigo
Metade dos clássicos da I Liga, nas últimas quatro épocas, tiveram, no mínimo, um cartão vermelho. Em 12 de um total de 24 jogos contaram-se 12 jogadores expulsos durante ou depois do apito final, sendo que Edwards (Sporting) foi o último deles.
Em termos coletivos o FC Porto lidera o ranking, com sete vermelhos, ao passo que o Sporting soma seis e o Benfica três. Jogar em inferioridade numérica é um grande “handicap” para quem a sofre, como provam os oito pontos que mudaram de mãos depois de uma, ou mais, expulsões.
Curiosidades
26 golos
Gyokeres cimentou a liderança dos melhores marcadores, com um bis no Dragão, em meia parte. O sueco tem agora uma média de um golo por cada 111 minutos, sendo o sexto da Liga com o melhor rácio golos/minuto.
1 assistência
Caio Secco (Moreirense) foi o único guarda-redes a fazer uma assistência, nesta época, na I Liga. Em 2022/23, houve quatro: Adán (Sporting), Arruabarena (Arouca), Rafa Oliveira e Varela (V. Guimarães).
2 na compensação
O Gil Vicente conseguiu o empate (2-2), frente ao Arouca, marcando dois golos em tempo de compensação. Foi o 2.º ponto conseguido pelos gilistas depois dos 90’. O “especialista” da prova é o FC Porto, com oito pontos.
5,2 cruzamentos
O futebolista com a média mais alta de cruzamentos do flanco direito é Francisco Conceição (FC Porto). O extremo faz 5,2 cruzamentos por cada 90’, ao passo que Di María (Benfica) é o 2.º do ranking, com 4,7.
7.º assistência
O passe para o golo de Evanilson foi a 7.º assistência de Pepê (FC Porto) da época. Igualou Galeno na lista dos jogadores com mais assistências dos dragões. Pedro Gonçalves (Sporting) e Rafa (Benfica).