Martín Anselmi: o penálti que é o "resumo da época" e os elogios a Rodrigo Mora
Declarações à Sport TV de Martín Anselmi, treinador do FC Porto, após a vitória por 1-2 no terreno do Boavista
Corpo do artigo
Análise ao jogo: "Foi um jogo espetacular, mas no final da primeira parte, com quase zero chegadas deles à baliza, conseguem um penálti. Entendo que o regulamento diz que é penálti, mas acho que nessas situações tem que haver senso comum. Estamos a ser prejudicados por causa de uma bola que ia para o outro lado e voltou para a nossa área. Depois, nas transições não estivemos bem, custa-nos às vezes chegar ao outro lado. Há ansiedade, mas destaco a entrega dos jogadores e a competitividade que tiveram hoje. O jogo foi um dos melhores que tivemos desde que estou aqui."
Este lance do penálti é um bocado a imagem de vários momentos da época do FC Porto, esses momentos em que as coisas acontecem quase de forma inexplicável: "É o resumo da época."
O golo do Rodrigo Mora, ainda o surpreende que ele faça semana após semana estas coisas? "Fazer o que faz o Rodrigo e, além disso, ter a simplicidade e a humildade que ele tem… Todos sabemos como é este meio, como te enche o ego quando as coisas correm bem. Os jogadores têm que estar muito preparados para que a vida mude de um dia para o outro e que que, do nada, passem a ídolos. De certeza que, em algum momento, vai ser chamado para a Seleção. Todas as coisas que vão acontecer, ele tem que saber gerir, e eu acho que o que mais destaca o Rodrigo é a humildade que ele tem para saber gerir e para que nada mude. Ele sempre está preparado para treinar, ouve, corre. Quero sempre que esteja no campo. Entrada do Pepê? Senti que o Pepê nos iria dar isso e também quero que o Pepê tenha esses momentos, porque merece fazer um golo mais que ninguém. Também treina, corre, compete e percebi que o jogo estava para ele, mas o Rodrigo... Quero que continue assim, porque vai cada vez mais longe."
Terceiro lugar já assegurado: "Não me interessa. Temos que ganhar o último jogo. Quero ganhar sempre."