O avançado do FC Porto é especialista em marcar golos às antigas equipas. E o V. Guimarães é a que se segue
Corpo do artigo
Com a amigos assim ninguém precisa de inimigos O ditado popular assenta que nem uma luva em Marega, um especialista a marcar golos às antigas equipas. Que o digam o Marítimo e o V. Guimarães, os dois emblemas que representou em Portugal antes de chegar ao FC Porto.
Marega é especialista a marcar golos às antigas equipas, tendo feito do Marítimo e do V. Guimarães duas das suas vítimas no futebol português
Contratado pela equipa madeirense em 2014/15, o avançado maliano permaneceu na ilha apenas um ano, ainda que repartido por duas épocas: a segunda metade de 2014/15 e a primeira de 2015/16.
Em janeiro 2016, depois de uma luta intensa com o Sporting, o avançado foi contratado pelo FC Porto a quem, curiosamente, tinha marcado semanas antes numa vitória do Marítimo no Dragão (3-1) para a Taça da Liga.
Nessa época, com a camisola azul e branca, não defrontou a anterior equipa, adiando a saga dos golos aos antigos patrões para a temporada seguinte, altura em que foi emprestado ao V. Guimarães. O Marítimo foi a primeira vítima. Marega marcou um golo e contribuiu para o triunfo do conjunto minhoto, por 2-0. Apesar do passado de verde e vermelho, festejou o golo que marcou nos Barreiros.
O Marítimo é, aliás, a antiga equipa a quem Marega mais marca, sempre em jogos a contar para o campeonato. São cinco remates certeiros, quatro deles com a camisola do FC Porto, o último dos quais conseguido na época passada. O avançado ajudou os dragões a vencer na Madeira, por 2-0, e voltou a comemorar.
Mas o mais importante de todos foi em 2017/18, também pelo FC Porto e numa ronda em que os dragões podiam praticamente festejar o campeonato em casa de vitória. O Benfica, com quem os dragões disputavam o título, perdera, na véspera, em casa (2-3) com o Tondela. Se o FC Porto ganhasse nos Barreiros (isto em abril de 2018) ficaria a faltar um ponto para que o título fosse matematicamente assegurado. E assim foi e muito perto do final.
Marega marcou de cabeça aos 89" na sequência de um pontapé de canto. Os festejos foram comedidos, mas duraram no tempo. No regresso à Invicta, ainda no Aeroporto, foram milhares os portistas a celebrar.
A reação de Marega depois de marcar ao V. Guimarães foi bem diferente. Em 2017/18, de volta ao plantel do FC Porto depois e um ano cedido aos vitorianos, onde fez uma grande temporada, o internacional do Mali bisou no triunfo, por 4-2, no Estádio do Dragão. Nas duas ocasiões levantou a mão esquerda a pedir desculpa à antiga equipa.
Domingo, às 18h30, reencontra o guarda-redes Douglas, com quem jogou no V. Guimarães e a quem marcou os dois golos em 2017/18. Um jogo especial para os dois antigos companheiros, mas o brasileiro já sabe que com amigos daqueles, mais vale estar desconfiado.
11251969