Marega e Alex Telles atingem marca redonda: FC Porto bate Benfica na experiência
Dragões vão passar a ter dez elementos com 300 ou mais partidas, encarnados têm sete. Avançado e lateral são dos mais usados por Conceição e estiveram em quase 40% dos golos dos últimos três anos
Corpo do artigo
Marega e Alex Telles, dois dos jogadores mais influentes do FC Porto nos últimos anos, preparam-se para atingir, em Paços de Ferreira, dois números redondos nas respetivas carreiras, reforçando a maior experiência do plantel azul e branco em relação ao rival na luta pelo título.
Marega e Alex Telles são dois dos mais utilizados e também dos jogadores mais influentes. Nas três épocas de Sérgio Conceição, a dupla é responsável por 131 golos, ou seja 38,3 % do total da equipa
Marega vai chegar aos 300 encontros enquanto profissional, dos quais 24 foram pela seleção do Mali, e Alex Telles vai atingir os 350, sendo que tem apenas um pelo Brasil. Ambos viveram no Porto a melhor e mais longa fase das respetivas carreiras.
Numa altura em que a aposta nos jovens está na ordem do dia - Conceição estreou Fábio Vieira este mês -, os dragões vão passar a ter dez elementos no plantel com 300 ou mais jogos (Pepe, Marcano, Marchesín, Corona, Aboubakar, Uribe, Alex Telles, Danilo, Zé Luís e Marega), enquanto o Benfica tem apenas sete (Pizzi, Seferovic, Samaris, André Almeida, Jardel, Rafa e Taarabt.
Marega chega aos 300 na carreira e Alex Telles faz 350, reforçando a maior experiência dos portistas em relação ao Benfica
Além disso, os portistas contam com mais sete jogadores entre os 200 e os 299 jogos, tantos como o rival da Luz. Com o campeonato na sua fase mais decisiva e a pressão em níveis altíssimos, o menor erro pode ter consequências irreparáveis, daí que a maior rodagem dos azuis e brancos possa ser importante. Ainda por cima, a equipa tem uma margem de três pontos de vantagem para gerir .
Voltando aos dois jogadores que terão uma noite especial em Paços de Ferreira, Marega e Alex Telles são, como se sabe, peças fundamentais na equipa portista e dos elementos mais utilizados pelo treinador. No dérbi, por exemplo, fizeram três dos quatro golos. E, se olharmos aos números das três temporadas em que Sérgio Conceição é o treinador, chega-se à conclusão de que os dois são responsáveis diretos por quase 40 por cento (38, 3%) dos golos marcados pela equipa.
Marega tem 55 golos e 20 assistências e Alex Telles soma 22 golos e 40 assistências. Ao todo dá uma participação em 137 golos, mas é necessário descontar as seis ofertas que o brasileiro fez ao maliano.