O FC Porto perdeu em Barcelos no arranque da I Liga e novamente a seguir, contra o Krasnodar. A eliminação da Champions tem consequências maiores.
Corpo do artigo
Semana negra para o FC Porto e muitas contas para fazer, desportivas e financeiras. Primeiro a derrota no campeonato, em Barcelos, contra o Gil Vicente, por 2-1. Pode ver aqui o resumo, mas adiantamos que os dragões desperdiçaram alguns lances de golo (este é um dos mais escandalosos). Lourency fez o primeiro para os de Barcelos. Alex Telles empatou de penálti, mas Kraev devolveu a vantagem aos gilistas que alarmou as tropas. Danilo, lesionado, assistiu a tudo da bancada.
Terça-feira, com o Krasnodar, foi pior a emenda do que o soneto. Conceição fez cinco alterações no onze, mas o FC Porto entrou muito mal no jogo e, aos 35 minutos, já perdia por 3-0. A reação da segunda parte foi boa, mas os golos de Zé Luís e Díaz não foram suficientes para o apuramento para o play-off de acesso à Champions. No um a um, poucos se salvaram. Instalou-se a crise, que O JOGO dissecou ao pormenor, com opiniões de Jorge Costa, Luís Freitas Lobo e Francisco José Viegas. Na sequência de uma fotografia de Marega, no fim do jogo, lançou-se o debate nas redes sociais e na Imprensa sobre a condição física do jogador. "Não é tema", vincou Conceição, depois do assunto ter sido debate essencialmente na TVI 24. Jorge Maia, diretor adjunto de O JOGO, foi muito claro em resposta à "cabeça retorcida e canalha" de quem desenvolveu insinuações despropositadas.
1161996964755582980
Os dragões vão agora para a Liga Europa, uma prova em que até têm boas recordações (ganharam em 2011 e, antes, em 2004, quando a competição ainda se chamava Taça UEFA), mas não garante nem um terço dos milhões que a SAD acumulou, por exemplo em 2017/18. As contas estão aqui. Sérgio Conceição foi parco em palavras e apontou a uma "intoxicação inédia" logo no final do jogo com o Krasnodar. E, garantiu, nunca será um problema para o FC Porto. Pinto da Costa não o vê como tal, pelo que o treinador está seguríssimo. Aliás, o líder de clube e SAD até visitou o treino de sexta-feira para dar moral ao plantel. As fotografias podem comprová-lo.
11210768
Este sábado há jogo com o V. Setúbal. O treinador garante força para dar uma resposta. E lembra que a sua função é tratar de conseguir resultados e não olhar para as contas e os milhões que voaram. Para José Manuel Ribeiro, a única Liga dos Campeões que deve preocupar o FC Porto é a próxima. E seria contraproducente vender jogadores nesta altura. Leia a opinião do diretor de O JOGO. E nesta está incluída a estreia a titular de Uribe, que ocupará o lugar do lesionado Sérgio Oliveira, outra das más notícias que resultou do jogo com o Krasnodar. O médio está em dúvida para o clássico da Luz, daqui por uma semana, graças a uma entorse no tornozelo.
11213306
Vaná foi ultrapassado por Marcehsín (que grande defesa, esta em Barcelos) e Diogo Costa. Por isso, quer encontrar uma solução que lhe permita jogar. Fora do FC Porto já estão Chidozie (emprestado ao Leganés), Rui Pedro (cedido ao Granada B) e João Costa, que assinou pelo Mirandés e sobre o qual o FC Porto conserva 40% do passe.
https://www.instagram.com/p/B1MM0ejo2eF/