Sérgio Conceição não esteve no banco com o Boavista por se encontrar suspenso e Vítor Bruno deu-se a conhecer no dia em que a equipa técnica somou 100 jogos pelo FC Porto. Braga já havia ficado para trás e a equipa principal vai agora à procura da meia-final da Liga dos Campeões da UEFA, onde já está a de Sub-19.
Corpo do artigo
A semana do FC Porto começou com uma má notícia: Alex Telles tem uma bursite na anca e parou para tratamento. O lateral já falhou o jogo da Taça, em Braga, e do campeonato, com o Boavista, e mantém-se em recuperação para tentar jogar em Liverpool. Para já os dragões não sentiram a falta do esquerdino, substituído por Manafá em dois jogos com resultados risonhos. A propósito de baixas, substitutos e jogos europeus, José Manuel Ribeiro, diretor de O JOGO, recorda Lopetegui e o Bayern de Munique. Quem não será o Reyes de Conceição?
O primeiro deles foi em Braga (terça-feira), num empate (1-1) que garantiu o apuramento para a final da Taça de Portugal. Não foi nada fácil, porém. Aproveitando a vantagem de 3-0 que levava da primeira mão, Sérgio Conceição procedeu a uma série de alterações no onze. O Braga esteve a ganhar 1-0, viu um golo anulado e foi já perto do fim que Danilo fez o 1-1 que sentenciou a meia-final e marcou encontro com o Sporting no Jamor, a 25 de maio.
https://www.instagram.com/p/Bv5G1PDhrNi/
O médio culpou a mentalidade pelo jogo menos conseguido. Os dragões nunca estiveram em risco, mas o treinador também não ficou nada satisfeito. "Viemos a Braga passear as camisolas", disse, no fim de um jogo em que Loum se estreou com a azul e branca. Jorge Maia, diretor adjunto de O JOGO, alerta para os sinais que o treinador deu a propósito de uma abordagem ao jogo que se queria... séria.
https://www.instagram.com/p/Bv5AS6Jl-uh/
No segundo jogo da semana, vitória tranquila sobre o Boavista, com golos de Soares e Otávio (o melhor em campo), que pode ver aqui e aqui. Sérgio Conceição assistiu ao jogo do banco, por estar suspenso pela FPF. O treinador soube do castigo pouco antes do jogo de terça e ficou no autocarro até meia-hora antes do jogo, enquanto esperava para saber se a suspensão começava imediatamente a contar ou apenas no dia seguinte.
10766767
Quando soube, "saltou" para o banco e, no final, mostrou-se irritado: "Não compreendo muitas coisas", disse. O FC Porto fala em atitude persecutória. No banco sentou-se Vítor Bruno, o fiel número 2 e sobre o qual o nosso jornal traçou um perfil que pode ler. No final, apontou ao jogo com o Liverpool, agendando para terça-feira e subiu à tribuna para festejar com Conceição, que comemorou, como toda a equipa técnica, o jogo 100 pelos dragões.
1113418789906001921
Esta foi ainda a semana do adeus definitivo de Kelvin ao FC Porto, oito anos após ser reforço. No momento da partida para o Brasil, o herói do título 2012/13 publicou uma longa e emotiva mensagem. E não se esqueceu de partilhar o tal golo ao minuto 92 sobre o Benfica que ficou para a posteridade no Museu do FC Porto. No momento da partida, pode recordar o golo que ajoelhou Jorge Jesus aqui.
https://www.instagram.com/p/Bv1s2BjhEz4/
Antes de fecharmos a semana, destaque ainda para os Sub-19 do FC Porto, que venceram o Midtjylland, da Dinamarca, por 3-0 e carimbaram o apuramento pelo segundo ano consecutivo para a final-four da Youth League. N'Diaye, Afonso Sousa e Gonçalo Borges fizeram os golos, que a UEFA compilou e disponibiliza neste vídeo. Nas meias-finais o FC Porto vai defrontar o Hoffenheim e Afonso Sousa será um dos trunfos de Mário Silva. Lembra-se do filho de Ricardo Sousa e neto de António Sousa, campeão da Europa em 1987 que há umas semanas treinou com a seleção do Brasil? Pois, Afonso renovou até 2021 depois de recusar o Sporting. Ao site do FC Porto, o médio falou em orgulho e lembra o legado familiar. O JOGO recorda-lhe o dia em que treinou com Phillipe Coutinho, o ídolo de infância e conta-lhe quantos jovens craques a SAD portista já segurou nos últimos anos.
10698806