"Lelo está no momento certo para dar o salto para um clube com a grandeza do Braga"
Lelo despede-se dos adeptos do Casa Pia defrontando a futura equipa e o seu antigo técnico, Filipe Martins, antecipa ligação proveitosa com posicionamento para a Seleção. Frente a frente, em Rio Maior, estarão os dois laterais que vão disputar titularidade do lado esquerdo da defesa dos guerreiros em 2025/26.
Corpo do artigo
A duas jornadas do fim da liga, Lelo fará diante do Braga a despedida dos adeptos dos gansos, podendo já passar lustre e impor charme à futura equipa, considerando que assinará pelos guerreiros a 1 de julho um contrato de longa duração. Homem em permanente foco no Casa Pia, acompanhando todo o trajeto meritório no convívio dos grandes, num total de quatro épocas, destacou-se como um dos melhores laterais-esquerdos, sorrindo, aos 25 anos, para um repto que se augura vistoso no Minho. Lelo tem a seu favor o pendor ofensivo, a precisão dos cruzamentos e o caráter letal no municiamento ofensivo para impressionar em Braga, mas também já sabe que enfrentará concorrência à altura de Chissumba, que se transformou num ativo valiosíssimo dos minhotos.
Filipe Martins conhece como ninguém o lateral casapiano, porque teve nele peça-chave da subida e imediata revelação na elite. “É o culminar de um ciclo de quatro anos, onde foi muito feliz, a nível individual e coletivo, englobando a subida histórica e três épocas de afirmação ao mais alto nível. A regularidade define este período. Aos 25 anos, está no momento certo para dar o salto para um clube com a grandeza do Braga”, projeta o técnico português, que, recentemente, passou pela China. A lapidação de Lelo, recorda, foi fácil e célere. “Desde o primeiro jogo-treino, após chegar dos sub-23 do Portimonense, percebi que tinha ali uma grande personalidade. Não se escondia e encarava os adversários sem medo. Os patamares foram subindo e ele foi acompanhando a exigência pretendida com sucesso. A evolução defensiva foi fantástica e refinou a capacidade ofensiva, especialmente o último passe”, destaca.
Filipe Martins visualiza arcaboiço para um progresso continuado também em Braga, e com janelas para outros sonhos. “Tendo sucesso lá, estará entre os melhores laterais nacionais. Prevejo que supere este desafio que tem pela frente. E quem se impõe numa equipa como o Braga está sempre mais próximo de entrar nas contas do selecionador. Ainda para mais, tendo ele sido internacional sub-21”, vinca o técnico, acreditando que tudo se conjuga para Lelo crescer, num projeto que, pela boca de António Salvador, vai subir a fasquia nos objetivos. “Vai ter à sua volta mais condições de trabalho e maior qualidade futebolística. Isso vai ajudá-lo a evoluir mais. Estar numa equipa com uma mentalidade vencedora será algo perfeito para ele”, acrescenta Filipe Martins. O técnico aflora também o encontro desta jornada, num cruzamento entre o passado e futuro de Lelo. “Será um jogo diferente porque vai defrontar a próxima equipa que defenderá, mas ele, com a sua personalidade tranquila, vai encarar o jogo com serenidade, pensando em despedir-se da melhor forma dos adeptos do Casa Pia, com o profissionalismo que o carateriza”, remata.