Tiago Ferreira marcou o único golo do encontro da ronda 19 da II Liga
Corpo do artigo
O Leiria afastou-se dos últimos lugares ao vencer (1-0) na casa do Benfica B, na 19.ª jornada da II Liga, reencontrando os triunfos depois de uma série de cinco jogos sem vencer.
O defesa Tiago Ferreira, que aos 76 minutos apontou o único tento do encontro foi o herói dos unionistas que interromperam no Seixal o melhor momento da época das águias, que não perdiam há seis rondas e vinham de três vitórias consecutivas.
Apesar de terem entrado melhor no jogo e se terem acercado com mais frequência da área contrária, os benfiquistas só em escassos momentos conseguiram quebrar a boa organização dos leirienses, que viram o adversário ameaçar o golo num remate de Gerson Sousa e num cabeceamento de Gustavo Marques, aos 11 e 37 minutos, que erraram a baliza.
Ávidos de pontos para se afastarem da zona perigosa da classificação, os leirienses tiveram a sua melhor oportunidade de golo na primeira parte aos 29 minutos, momento em que, após canto na direita, Marco Baixinho falhou o desvio ao segundo poste depois de um primeiro desvio de um colega ao primeiro poste.
O segundo tempo começou com uma ocasião soberana para o Benfica B que, na sequência de um canto, viu o defesa Adrian Bajrami, aos 47 minutos, cabecear sobre a trave quando surgiu em zona privilegiada para finalizar.
Aos 74 minutos, em mais um lance muito perigoso das águias, foi a vez de João Tomé cobrar um livre direto que só não resultou em golo devido a uma defesa atenta de Pawel Kieszek. Na baliza contrária, volvidos dois minutos, os leirienses foram mais eficazes quando, após canto na direita e um primeiro desvio de Bura, Tiago Ferreira surgiu ao segundo poste a encostar para o 1-0 do União.
Até ao apito final, os visitantes ainda ficaram, aos 87 minutos, a jogar com menos uma unidade devido à expulsão do capitão Diogo Amado, facto que não impediu o conjunto de Leiria de manter a sua baliza inviolável, voltando por isso a casa com os três pontos.
Jogo no Benfica Campus, no Seixal.
Benfica B – União de Leiria, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Tiago Ferreira, 76 minutos.
Equipas:
- Benfica B: André Gomes, João Tomé (Hugo Félix, 83), Adrian Bajrami, Gustavo Marques (Diogo Spencer, 83), Francisco Domingues, Nuno Félix, Diogo Prioste, João Rêgo, Pedro Santos, Cauê dos Santos (Gustavo Varela, 66) e Gerson Sousa (Henrique Pereira, 78).
(Suplentes: Pedro Souza, Diogo Spencer, Lenny Lacroix, Zan Jevsenak, Rafael Luís, Hugo Félix, José Marques, Gustavo Varela e Henrique Pereira).
Treinador: Nélson Veríssimo.
- União de Leiria: Pawel Kieszek, Marco Baixinho, Bura, Tiago Ferreira, Valdir Júnior (Zié Ouattara, 45), Leandro Silva (Afonso Valente, 83), Diogo Amado, Jordan van der Gaag (Leandro Antunes, 67), Pedro Empis, Paul Ayongo (Bryan Róchez, 45) e Jair da Silva (Vitalii Lystsov, 89).
(Suplentes: João Oliveira, Vitalii Lystsov, Zié Ouattara, Afonso Valente, Joseph Amoah, Leandro Antunes, Sérgio Ribeiro, Arsénio Nunes e Bryan Róchez).
Treinador: Vasco Botelho da Costa.
Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jair da Silva (89), Diogo Spencer (90+2) e Francisco Domingues (90+5). Cartão vermelho direto para Diogo Amado (87).
Assistência: Cerca de 500 espectadores.