O JOGO sabe que os dragões já perguntaram quais as condições para contratar o defesa que há um mês renovou com o emblema paulista. Barcelona também está de olho no jogador.
Corpo do artigo
O reforço do centro da defesa é prioritário para o FC Porto neste defeso uma vez que Mbemba está de saída (a custo zero), Rúben Semedo não deve continuar e Marcano tem tido muitos problemas físicos. Nesse sentido, a SAD azul e branca já está no terreno, tendo identificado vários alvos no mercado brasileiro.
Um deles, sabe O JOGO, é Kaiky Fernandes, de 18 anos, que atua no Santos, ao lado do ex-portista Maicon.
De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, os responsáveis portistas já perguntaram pelas condições necessárias para contratar o central, que é visto como uma das maiores promessas do futebol brasileiro. De tal forma que após a recente renovação de contrato - efetuada há cerca de um mês -, ficou "protegido" com uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros. Como é evidente, o negócio, a avançar, terá de ser feito por valores muito mais baixos. Até porque o emblema da Vila Belmiro só detém 70 por cento dos direitos económicos.
O presidente do Santos, Andres Rueda, sabe que há vários interessados na "pérola" do clube, entre eles o Barcelona, e não deverá facilitar nas negociações. De acordo com notícias da Imprensa catalã, Xavi, técnico dos "culé", aprecia as características do jovem internacional brasileiro (Sub-17) e poderá dar indicações para a sua contratação, oferecendo 20 milhões de euros.
Kaiky é agenciado por Giuliano Bertolucci, o mesmo que levou Pepê e Galeno para o Dragão, e isso pode ser um trunfo a favor dos portistas. Para já, a SAD ainda não avançou com uma proposta até porque Conceição só ontem é que entregou o dossiê à direção com as diretrizes para o mercado. João Víctor (23 anos), do Corinthians, e Nino (25 anos) do Fluminense, também estão bem referenciados no Dragão.
Kaiky é companheiro de Maicon, ex-FC Porto, e nunca jogou noutro clube. O defesa chegou à Vila Belmiro com oito anos, para atuar no futsal. Dois anos depois, foi transferido para o relvado e integrado nos Sub-11. A sua primeira oportunidade na equipa profissional foi em fevereiro de 2021, num jogo contra Santo André (2-2). Pouco depois, tornou-se no segundo mais jovem de sempre a marcar na Taça Libertadores, com apenas 17 anos, 1 mês e 25 dias. Entretanto foi ultrapassado por um companheiro de equipa, Ângelo, e caiu para terceiro. Em 2021 foi titular absoluto, disputando 37 jogos e na atual campanha leva 14 partidas porque uma fratura do nariz deixou-o algumas semanas de fora.