Clube do concelho de Santa Maria da Feira desceu da I à II divisão distrital de juvenis na época passada.
Corpo do artigo
O União de Lamas Futebol de Formação desceu da I à II divisão distrital de juvenis na época passada, sendo um dos últimos quatro clubes na tabela classificativa. O emblema não concordou com a aplicação do regulamento, alegando que, não tendo descido nenhuma equipa de Aveiro das provas nacionais e subindo o campeão da I divisão distrital à prova nacional, não havia justificação para descer.
A contestação fez-se, primeiro nos jornais locais, depois junto do Conselho de Justiça da associação, e sem obter o resultado pretendido, o União de Lamas avançou com um recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que o julgou "improcedente".
Entre os argumentos do U.Lamas estava uma eventual "mudança de regra não comunicada aos clubes, bem como um tratamento desigual para o escalão de juniores e os escalões de juvenis e iniciados, ferindo assim a sua expectativa de jogar na I Divisão do Campeonato Distrital de Juvenis". Segundo o acórdão do TAD, o regulamento já vem sendo aplicado há duas épocas, pelo que o argumento não colheu validade.
"A nova vaga disponibilizada na I Divisão do Campeonato Distrital pela subida do campeão ao Campeonato Nacional deveria ser preenchida pela equipa melhor classificada em situação de promoção à I Divisão Distrital, in casu, o Severfintas Club", concluiu o TAD.
11815925