Treinador do Sporting fez a antevisão ao jogo com o Astana, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.
Corpo do artigo
Mudar o chip - "A equipa técnica muda o chip em função das estratégias que vai ter de montar com os jogadores. Neste caso, desde que viemos de Tondela, hoje é o primeiro dia de treino com a equipa. Basicamente, quem nos dá os sinais e indicações são os jogadores para tomar as minhas decisões, não só em relação ao treino, como à equipa que vou lançar em jogo".
Perigo de descompressão - "Vamos tentar que isso não aconteça. O resultado que tivemos no Cazaquistão dá-nos alguma segurança no plano tático, estratégico, mas em termos de responsabilidade é a mesma. Há um jogo para se fazer e temos de ganhar, neste caso a eliminatória, mas é tão importante ganhar os dois jogos. Porquê? No ranking da UEFA Portugal esteve sempre entre os cinco primeiros, agora estamos numa luta contra as equipas russas. As vitórias não são só importantes para os clubes, mas também para o ranking. Amanhã também olho um pouco para esse fator".
A mensagem - "A mensagem será só dada hoje, ontem a equipa só fez banhos e massagens, hoje vai estar toda ela ligada à equipa técnica e treino. As ideias que lhes vamos passar é que o futebol tem muitas surpresas e não nos podemos descuidar para não sermos surpreendidos".
Chegar à final - "Também precisamos de alguma sorte no sorteio para lá chegar. Este ano, na minha opinião, quando chegarem os quartos de final, meias-finais, vão estar equipas muito fortes, ao nível de Champions. A sorte no sorteio pode-nos ajudar. Agora que sonhamos com essa possibilidade, sonhamos, mas sabemos que temos adversários muito fortes, que tinham objetivos de Champions e hoje estão virados para a Liga Europa. A Liga Europa dá a possibilidade de passar diretamente para a Champions (o vencedor) e fico muito feliz, porque foi uma proposta minha. Há treinadores que acham que o campeonato é mais importante do que a Liga Europa, como o treinador do Nápoles (recorda jogo com o Leipzig, derrota caseira por 3-1). Estamos preparados para todas estas decisões".