Diretor-geral do Arouca, Joel Pinho, explica a escolha do treinador Gonzalo García, e anuncia mais dois reforços, um central e um médio
Corpo do artigo
Escolha do treinador: “Gonzalo era um treinador que já conhecíamos, já seguíamos o trabalho dele. Então, após o momento em que sabíamos que Daniel Sousa ia sair, tivemos de procurar uma solução. Nesse exato momento, o Gonzalo foi a nossa primeira opção. Era um treinador que já conhecia, já acompanhava o trabalho e que se enquadrava na filosofia do clube. Por isso mesmo, não tivemos dúvidas quando tivemos de escolher."
Como chegou até ele? “Quem anda no futebol vai-se conhecendo muita gente e depois vamos acompanhando os trabalhos. E foi um dos nomes que surgiu, era um nome que já me tinha sido falado. Depois explorei mais em termos de conhecimento do trabalho que tinha sido efetuado e facilmente conseguimos chegar a um acordo. O Gonzalo é uma pessoa como nós, como as pessoas de Arouca. Uma pessoa ambiciosa. Em Arouca gostamos de jogar um futebol de valorização, de posse, encarando todos os jogos da mesma forma, assumindo-nos como protagonistas e é nesse sentido que vamos continuar. O Gonzalo enquadra-se perfeitamente no estilo que é o Arouca.”
Metas para nova época: “O Arouca é uma equipa ambiciosa, mas ao mesmo tempo não pode esquecer o principal objetivo, que é a permanência, mas claramente queremos atingir isso o mais rápido possível para lutar pelos lugares cimeiros.”
Alex Pinto não foi anunciado, mas já está na lista do plantel: “Sim, o Alex Pinto vai ser jogador Arouca e nos próximos dias, possivelmente amanhã e depois poderão chegar mais dois reforços, além do Alex, vai chegar um defesa-central e mais um médio.”
Aposta em Espanha: “O mercado espanhol é um mercado que gostamos muito, já expliquei isto, é um mercado que acompanhámos. Desde sempre o Arouca esteve ligado ao mercado espanhol, já desde em 2013, quando tivemos Ivan Balliu, Cristian Ceballo... foi um mercado que começámos a explorar. Depois, nestes últimos anos, explorámos de uma forma mais afincada, também investimos mais nesse sentido, temos contratado, mas também temos contratado, ainda agora que contratámos o Nico Mantl ao Salzburgo, fomos buscar o Chico Lamba em Portugal, também faz parte da nossa política contratar jogador português. Basicamente, nós procuramos onde há qualidade. Sentimos que não há um verdadeiro aproveitamento de muitos dos jogadores dos quais nós podemos aproveitar em função da qualidade que têm. E é nesse sentido que trabalhamos. Um dos próximos que vai chegar esta semana é espanhol. Tem-nos corrido bem, conseguimos nos posicionar de uma forma privilegiada em termos de contactos e esse posicionamento, uma vez que não tinha sido explorado, permitiu-nos conseguir encontrar jogadores numa boa relação qualidade-preço que fosse vantajosa para o Arouca. É nesse sentido que trabalhamos.”
Situação de Sylla: “Nunca tive nenhum problema com o Sylla. Ele é um jogador que eu conheço desde que ele tinha 18 anos. Fui dos pioneiros quando o trouxe para o Arouca. Essa relação irá continuar. Por vezes, o que acontece é que as pessoas que estão à volta dele não conseguem perceber o que é isto. O mundo do futebol tem outra dificuldade. Há que ter um pouco de paciência. Espero que se encontre uma solução para chegar a um bom porto.”