Há mais de 11 anos que não marcava no campeonato. Voltou a fazê-lo em Rio Maior, diante do Casa Pia, e de cabeça, de fora da área...
Corpo do artigo
João Moutinho atingiu a forma de outros tempos em que era conhecido por “ter pilhas até mais não”. Titular nos últimos quatro jogos, o internacional português fez o primeiro golo esta época na Choupana, contra o Nacional, jogo em que o Braga venceu a equipa da II Liga por 3-1 e garantiu o apuramento para a final four da Taça da Liga, e sábado estreou-se a marcar nesta edição do campeonato. Um golo, de cabeça, de fora da área, que abriu o ativo no triunfo por 3-1 em Rio Maior, diante do Casa Pia.
A eficácia e as exibições nos últimos jogos revelam que está a atravessar um grande momento de forma, podendo assumir um papel determinante, no dérbi de sábado, contra o Vitória de Guimarães.
Há mais de 11 anos que o médio de 37 anos não marcava no campeonato. A última vez fora a 11 de novembro de 2012, abrindo o caminho para o triunfo do FC Porto sobre a Académica, por 2-1, jogo em que James Rodríguez também marcou e Wilson Eduardo, jogador que passou pelo Braga, reduziu para a Briosa.
Com 21 jogos realizados esta época, 12 dos quais no campeonato, João Moutinho tem ganho maior protagonismo nos últimos compromissos, assumindo um papel determinante no meio-campo, como aconteceu na visita a Nápoles, para a última jornada do grupo C da Liga dos Campeões, na receção ao Benfica, e frente a Nacional e Casa Pia.
Neste jogo contra os gansos, o médio apresentou registos estatísticos extremamente positivos. Por exemplo, nos duelos defensivos ganhos teve 78% de sucesso (sete em nove) e 80% nas ações totais bem sucedidas (74 em 82). Ainda segundo a base de dados “wyscout”, conseguiu oito interceções, fez 60 passes certos em 65 tentativas (90%) e nos passes para o último terço também obteve uma percentagem assinalável: 73% (oito em 11).
“Campeão de teqball dá nisto”
O Braga divulgou um vídeo em que no final do jogo contra o Casa Pia, João Moutinho responde à pergunta “como é que se marca golos de cabeça fora da área?”. Bem disposto, respondeu: “Campeões do teqball dá nisto”. E, dirigindo-se para André Horta, acrescentou: “Olhe, campeão do teqball, o último do ano”. O teqball é uma modalidade que os futebolistas praticam muito, semelhante ao ténis de mesa, jogado por duplas, numa mesa curva, com uma bola parecida com a de futebol e pode usar-se qualquer parte do corpo, exceto as mãos.