João Henriques só quer trabalhar com 24 jogadores e tem carta branca para reduzir o plantel. Começou pelos extremos.
Corpo do artigo
A extensão do plantel do V. Guimarães é um constrangimento para João Henriques. Quando assumiu o comando da equipa, em meados de outubro, o treinador deparou-se com um grupo de 31 profissionais, sem contar com Mascarenhas, Wakaso e Joseph, todos lesionados de longa duração, e depressa percebeu que a equipa não saía a ganhar com isso, estando já em marcha um processo de emagrecimento com a devida autorização da sociedade desportiva.
13039960
Em nome da competitividade interna, os cortes só terminarão quando o plantel contar 24 elementos e os primeiros incidiram sobre as alas, com Nelson da Luz e Abou Ouattara a baixarem à equipa B. A dupla alinhou no domingo, frente ao São Martinho, em jogo do Campeonato de Portugal, e tão cedo não voltará à equipa principal, sendo do entendimento de João Henriques que Edwards, Ricardo Quaresma, Rochinha e Jacob Maddox chegam perfeitamente. Têm, aliás, características distintas: Edwards e Quaresma são extremos de raiz, enquanto Rochinha e Maddox podem ainda atuar em zonas interiores do terreno.
Decidido a emagrecer o grupo com o intuito de elevar a competitividade interna, técnico do Vitória enviou Nelson da Luz e Abou Ouattara para os bês. Outros cinco jogadores serão cortados em breve
A subtração de outros cinco jogadores (poderão rodar nas equipas secundárias do clube ou serem emprestados em janeiro) avançará em breve, sendo candidatos a essa fatia os médios Elias Abouchabaka (internacional alemão sub-19) e Jung-min Kim (internacional sul-coreano sub-23), ambos por estrear nesta temporada e com reduzidas hipóteses de jogarem com regularidade num futuro próximo por concorrerem diretamente com André André, Mikel Agu, Denis Poha, Pepelu, Nicolas Janvier, Miguel Luís e André Almeida, todos com mais experiência. Os laterais Jonas Carls (emprestado pelo Schalke 04) e Sílvio, ultrapassados por Gideon Mensah, também poderão estar em risco, assim como os jovens guarda-redes Celton Biai e Nicolas Tié, uma vez que Matous Trmal (internacional checo) é encarado como o primeiro substituto de Bruno Varela.
Já o central Yann Bisseck (emprestado pelo Colónia), igualmente por utilizar, deverá manter-se, uma vez que apenas restam outras três opções (Jorge Fernandes, Suliman e Mumin) para o centro da defesa, sempre com espaço para dois jogadores.