O candidato à presidência do Benfica João Diogo Manteigas anunciou esta quinta-feira que vai apoiar a candidatura independente liderada por João Leite à Mesa da Assembleia-Geral (MAG) do clube, cujas eleições se realizam em 25 de outubro
Corpo do artigo
Em comunicado, a candidatura "Benfica Vencerá" refere que João Leite "é um candidato ímpar na sua experiência profissional e associativa" e que era "a primeira escolha" para integrar a lista proposta por Manteigas para a MAG.
"Tendo optado (...) por apresentar uma candidatura autónoma e independente, e partilhando a crença da sua candidatura numa verdadeira autonomia dos Órgãos Sociais, decidimos não concorrer contra um candidato e candidatura em quem reconhecemos toda a competência, seriedade e benfiquismo", refere a candidatura, salientando que "os ideais de João Leite são partilhados pelo Benfica Vencerá de João Diogo Manteigas".
O movimento "Servir o Benfica" anunciou em julho que iria apresentar uma lista à MAG do Benfica independente das restantes candidaturas e que seria encimada por João Leite, que liderou a proposta de revisão estatutária do clube feita pelo referido movimento.
Uma das alterações que resultou dessa revisão foi precisamente a possibilidade de os órgãos sociais do clube serem eleitos através de listas separadas para MAG, Direção e Conselho Fiscal.
Além de João Leite, que recebeu agora o apoio da candidatura de João Diogo Manteigas, apenas é conhecido outro candidato à liderança da MAG do Benfica, no caso Pedro Ferreira Malaquias, integrado nas listas de Martim Mayer.
As eleições do Benfica estão marcadas para 25 de outubro, sendo já conhecidos sete candidatos, que terão de oficializar as respetivas listas até 10 de outubro: o atual presidente, Rui Costa, e o anterior, Luís Filipe Vieira, bem como João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho e Paulo Parreira.
No escrutínio de há quatro anos, Rui Costa foi eleito presidente do Benfica com 84,48% dos votos, contra os 12,24% de Francisco Benítez, no ato eleitoral mais concorrido da história do clube benfiquista, com 40.085 votantes.