Dos 12 chineses que atuam no Mafra, Jinliang Wang é o mais promissor. Fã de Nico Gaitán, "é muito rápido e remata bem com os dois pés".
Corpo do artigo
Chama-se Jinliang Wang, nasceu na China há 21 anos, é extremo-direito e atua no Mafra, clube que lidera a Série F do Campeonato Nacional de Seniores (CNS).
De visita à região saloia, O JOGO não teve muita sorte nas tentativas de comunicação com o futebolista. Jianliang quase não fala português e o mesmo acontece em relação à língua inglesa. A sua língua nativa é o mandarim, pelo que a comunicação não foi fácil. Ainda assim, nas poucas palavras que Jinliang já aprendeu, entre inglês e português, deu para perceber duas coisas: uma, que o Benfica é o seu clube preferido, "por ter um futebol muito rápido"; outra, que Nico Gaitán é o seu jogador favorito.
Quem nos desvendou alguns pormenores sobre Jinliang foi Jorge Simão, treinador dos mafrenses. "Ele aqui é conhecido por Dabao, o nome de um futebolista chinês que jogou cá, que chegou a ser do Benfica e que agora joga por vezes na seleção da China. O Jinliang quer imitar o percurso que o Dabao já fez no futebol e por isso ficou com a alcunha", conta.
Já o diretor desportivo, Joaquim Duarte, elucida um pouco dos porquês da ligação do clube à China.
"Neste momento temos quatro na equipa A, oito na equipa B e três que estão prontos para entrar em janeiro para a equipa de juniores. Também há um elemento da nossa direção que é chinês. Quando o Paulo Futre deu a famosa entrevista já nós tínhamos cá dois", conta, entre risos.
"Nós tentamos que eles rapidamente percebam as ideias do futebol português, para se valorizarem e, eventualmente, vendermos um de vez em quando. Conseguirmos um encaixe por ano seria ótimo", explica, opinando, quanto a Jinliang: "Ele ainda está numa fase de adaptação, quando o vi na China tinha pormenores que aqui ainda não conseguiu mostrar, talvez por ser um pouco tímido. Mas tem técnica e muita rapidez."