
.
Mário Vasa
Clássico referente à quarta jornada do campeonato nacional de andebol arranca às 18h00 no Pavilhão João Rocha
Corpo do artigo
O campeão em título Sporting assumiu este sábado a liderança isolada do campeonato nacional de andebol, ao receber e vencer o FC Porto por tangenciais 30-29, em jogo da quarta jornada.
Com este resultado, o 100% vitorioso Sporting conta 12 pontos, mais dois que os segundos classificados, o Águas Santas, que hoje perdeu com o Vitória de Guimarães por 28-25, e o FC Porto.
Os dragões até entraram mais fortes no jogo, a aproveitar os erros defensivos do Sporting, nomeadamente na dificuldade em anular as saídas em contra-ataque do FC Porto, que chegou a ter dois golos de vantagem (5-7).
O Sporting foi-se encaixando no jogo e se Orri Thorkelson fez a igualdade (8-8), Martim Costa colocou os campeões nacionais a vencer pela primeira vez (10-9) e obrigou os comandados de Magnus Andersson a começar a correr atrás do resultado.
O mesmo jogador, a cinco minutos do intervalo, ampliou a margem para dois golos de vantagem (15-13), Pedro Martínez aumentou para três (17-14) e Edy Silva levou o Sporting ao intervalo a vencer por quatro (20-16).
Na segunda parte, os comandados de Ricardo Costa jogaram com o conforto do marcador, apesar de os azuis e brancos bem terem procurado inverter a tendência do jogo, ficando a apenas um golo de diferença com um golo de Ricardo Brandão.
A 20 segundos do apito final, com a bola na posse do FC Porto, a muralha defensiva do Sporting fechou-se, mas cometeu uma falta a sensivelmente 10 metros da baliza.
Na cobrança do livre, naquele que seria o último remate do jogo, o pivô Christian Moga esticou-se e fez com que os portuenses não conseguissem chegar ao empate, oferecendo a vitória aos leões e a prenda de aniversário a Martim Costa, que hoje completou 23 anos.
Jogo no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting - FC Porto, 30-29.
Ao intervalo: 20-16.
Sob a arbitragem de André Gameiro e Renato Marques, as equipas alinharam e marcaram:
- Sporting (30): André Kristensen, Edy Silva (1), Carlos Alavarez (2), Francisco Costa (3), Natan Suarez, Orri Thorkelson (10) e Martim Costa (6). Jogaram ainda Emi Berlin, Pedro Martínez (1), Salvador Salvador (1), Mamadou Gassama (1), Diogo Branquinho, Filipe Monteiro (2), Christian Moga e Victor Romero (3).
Treinador: Ricardo Costa.
- FC Porto (29): Diogo Rêma, Leo Gunnarsson (4), Rui Silva (3), Daymaro Salina (2), Leonel Fernandes (3), José Ferreira (3) e Linus Persson. Jogaram ainda Roy Abrahamsson, Pol Rovira, Vasco Costa (2), Mamadou Soumare (1), Antonio Llamazares (5), Jesus Vergara (1), Pedro Oliveira, Ricardo Brandão (5) e Timmy Petit.
Treinador: Magnus Andersson.
Assistência: Cerca de 2.500 espectadores.
Final do jogo
FC Porto falha último lance e o Sporting ganha 30-29. Grande festa dos jogadores do Sporting, reveladoras das dificuldades por que passaram. Sporting faz quarta vitória em outras tantas jornadas no Campeonato Placard e lidera com 12 pontos, mais dois que os dragões. Benfica e Águas Santas também têm 10.
Minuto 58
A um minuto e 20 segundos do fim, marca Ricardo Brandão e o FC Porto está a um golo: 30-29.
Minuto 56
Marca Rui Silva, grande golo, e o FC Porto mantém-se a dois: 30-28.
Minuto 55
FC Porto aproxima-se e está 29-27.
Minuto 50
Período incaracterístico, só com um golo, para o FC Porto, por Leonel Fernandes e 28-24 para os verdes e brancos.
Minuto 44
Orri Thorkelsson, (quem mais?), de sete metros, uma vez mais, faz o 28-23 para os bicampeões nacionais e Magnus Andersson, treinador do FC Porto, mete time-out.
Minuto 41
Nono golo de Orri Thorkelsson, mais um de livre de sete metros, e o Sporting abre para 26-21, a maior diferença do desafio.
Minuto 38
Mais um golo de Orri Thorkelsson, de livre de sete metros, e o Sporting vence 24-20.
Minuto 31
Recomeça o encontro da 4.ª jornada do Campeonato Placard com golo de Gunnaarson do FC Porto, 20-17.
Intervalo
O ponta esquerda islandês Orri Thorkelsson, com sete golos, está a ser a grande figura deste clássico.
Minuto 30
Sporting acelerou na parte final, provocou erros ao FC Porto e foi para intervalo a vencer 20-16, a maior diferença do jogo.
Minuto 23
Abrahamsson entrou, já fez duas defesas na baliza do FC Porto, mas o Sporting vence 14-13.
Minuto 17
Leões e dragões empatados a dez golos. Guarda-redes não têm tido protagonismo.
Minuto 12
Dois livres de sete metros seguidos de Orri Thorkelsson e 8-8.
Minuto 9
Com três golos consecutivos de ZéLu, o FC Porto está a vencer 5-7.
Minuto 7
Sporting e FC Porto empatados a cinco.
Minuto 3
Equipas empatadas a dois golos.
Minuto 1
Arranca o clássico, o Sporting-FC Porto, o histórico grande duelo do andebol nacional. É o segundo da temporada. Para a Supertaça, em Sines, venceram os leões 36-29.
Diogo Rêma: "Vontade de ganhar vai levar-nos a bom porto"
O primeiro clássico da época entre Sporting e FC Porto foi para a Supertaça, em Sines, com triunfo dos verdes e brancos, por 36-29. "Revimos esse jogo nos treinos, temos tido uma evolução boa e agora vamos dar uma réplica completamente diferente. Para além de encararmos o jogo com mais vontade ainda de ganhar, iremos ter mais qualidade e a qualidade, aliada à nossa confiança e à vontade de ganhar, vai certamente levar-nos a bom porto", considerou, pelo lado dos forasteiros, o guarda-redes Diogo Rêma.
"É óbvio que o Sporting tem uma equipa muito boa, está a jogar muito bem e precisamos de estar na máxima força para ganhar", realçou o guardião portista, de 21 anos.São os dois grandes clubes na modalidade em Portugal, numa rivalidade que se tem acentuado nos últimos anos, mas que também tem tido os leões mais fortes do que os dragões.
Ricardo Costa: "Espero um FC Porto completamente diferente"
"Espero um FC Porto completamente diferente. Acrescentou muitos jogadores ao plantel e, decorrido um mês, com tempo para trabalhar, não será o mesmo adversário. Tiveram praticamente três semanas para preparar este jogo, não tirando mérito aos jogos, por exemplo, com o Belenenses ou com o ABC. Nós tivemos apenas um dia, mas isso não serve de desculpa", comentou Ricardo Costa, treinador do Sporting, sobre o segundo grande clássico da temporada entre leões e dragões, marcado para esta tarde, às 18h00, no Pavilhão João Rocha.
"Estamos onde queremos estar, na Liga dos Campeões, sabemos que temos mais viagens e menos tempo de recuperação. Por isso, relativamente ao FC Porto, espero um adversário melhor e diferente, mas a equipa está preparada para competir. Queremos continuar a vencer e sabemos da importância deste jogo na nossa casa para as contas do campeonato", voltou Costa à carga,
Novo clássico um mês depois
Sporting e FC Porto defrontam-se pela segunda vez esta época, agora para o Campeonato.
