"Inácio e Quaresma poderão fazer uma grande carreira, aspirando a grandes objetivos"
Leonel Pontes analisa desempenhos individuais e encaixe dos dois jovens, por si lançados nos sub-23 do Sporting. Antigo treinador da formação e com uma passagem pela equipa principal dos leões, agora na China, destaca qualidades dos jogadores que ajudou a despontar nos verdes e brancos.
Corpo do artigo
Leonel Pontes, agora coordenador técnico do Shanghai Shenhua, da China, não esquece os meninos que ajudou a lançar no Sporting em diferentes fases, acentuando essa condição de fábrica de talentos em nomes como Cristiano Ronaldo, Quaresma, João Moutinho, Miguel Veloso, Hugo Viana, Rui Patrício e Nani, entre outros. Mais tarde, já depois de ter tido carreira como treinador longe de Alvalade, regressaria ao clube para alimentar o futebol português de outros recursos, lidando com Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio nos sub-23 do Sporting, em 2019/20. Os dois centrais, agora altamente valiosos nas escolhas de Rúben Amorim, e o segundo já com papel na Seleção Nacional, estão na moda e vendem credenciais para grandes carreiras.
“Foram os centrais que iniciaram a época em 2019. O Inácio tinha sido experimentado a lateral, mas a partir dessa data nunca mais saiu do centro. Era um central com uma invulgar qualidade técnica e valia tática, no posicionamento, na decisão e na capacidade de ver o jogo mais em profundidade. Tudo isto associado a um grande compromisso profissional e muita seriedade na sua atividade”, recordou a O JOGO o madeirense, com distinta leitura de Eduardo Quaresma, que necessitou de outras moradas e de um mais maturado processo de crescimento.