"Hjulmand foi muito desvalorizado no futebol dinamarquês, era considerado baixo"
Riemer recorda que Hjulmand esteve para sair do Copenhaga com 14/15 anos devido à altura
Corpo do artigo
Brian Riemer, novo selecionador dinamarquês, conhece Hjulmand há vários anos e chegou mesmo a orientá-lo na equipa de juniores do Copenhaga. Ainda assim, o treinador podia muito bem não ter contratado o agora médio do Sporting na equipa dinamarquesa.
“Na altura, o Hjulmand foi muito desvalorizado no futebol dinamarquês. Evoluiu muito desde então. Aos 14/15 anos, no Copenhaga achava-se que não iria haver futuro para ele na equipa. Foi-lhe dito que não iria fazer parte da equipa de sub-17 e foi-lhe dada luz verde para sair do clube. Era considerado demasiado baixo. E aí começou a demonstrar o seu caráter, não aceitou a decisão, de ser um falhanço, apesar da sua tenra idade. Para outro jogador, seria normal aceitar e mudar de clube. O Hjulmand aceitou o papel que lhe deram, de jogar com uma equipa ainda mais jovem durante um certo período. Depois evoluiu, cresceu. Aí começou a demonstrar ser um grande líder no relvado. Vi logo isso no início, nos sub-19. Era um dos jogadores mais jovens, mas assumia já uma grande responsabilidade, era um dos líderes no campo”, afirmou o selecionador.
Recebeu SMS sobre golo de Debast
É, até agora, o grande momento de Debast com a camisola do Sporting. Na estreia na Liga dos Campeões, frente ao Lille, o central fez um verdadeiro golaço, naquele que foi o seu primeiro golo na carreira. Hjulmand também foi titular nesse jogo e após a partida não esqueceu Brian Riemer.
Hjulmand perguntou se tinha visto o golaço ao Lille. Técnico questiona porque nunca marcou assim...pelo Anderlecht
“Posso dizer que o Hjulmand me enviou uma mensagem quando entraram no autocarro à noite. Ele disse ‘Brian, viste o golo do Debast? Nunca vi nada assim.’. Ele nunca marcou qualquer golo pelo Anderlecht, por isso quero perguntar-lhe: Porque é que nunca marcaste pelo Anderlecht, Zeno? Ver Debast marcar o seu primeiro golo e vê-lo jogar... Ele parecia uma criança. Ele começou a correr, não soube como reagir, não soube o que fazer. Era apenas uma criança muito animada e cheia de alegria. É incrível, não é? É disso que se trata o futebol.”
Aponta central a altos voos
O selecionador dinamarquês, e antigo treinador do Anderlecht, acredita que Debast pode vir a valer duas ou três vezes mais do que os 15,5 M€ que o Sporting pagou no verão pelo central. Brian Riemer vê o defesa, que completou ontem 21 anos, a atuar em duas das principais ligas do mundo.
“Não creio que a Serie A e a Bundesliga sejam adequadas para ele. Por isso, acho que os dois campeonatos onde o veria seriam Espanha ou Inglaterra. Debast não é um jogador que vá jogar numa equipa do meio da tabela. Debast só pode jogar em clubes importantes devido ao seu estilo de jogo”.