Declarações de Helton na antevisão do jogo da Final da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
Confiança: "A equipa, independentemente do que já aconteceu, tem de estar motivada. É inadmissível chegar a uma final e não estar motivado. A oportunidade é sempre dada, só quem consegue vencer é que consegue aproveitar da melhor forma. É esse o objetivo. Mesmo tendo respeito pelo adversário."
Esta taça é diferente do que a primeira que ganhou pelo FC Porto? "Quero é que o Porto seja campeão. Até podia ser a minha primeira taça. Mas eu quero é que o porto seja campeão."
Segredo: "Para ganhar a taça tem que ganhar o jogo primeiro. Humildade. Costumo falar muito em humildade porque é difícil de se encontrar. Humildade passa por respeito pelo adversário, pelo próprio, pelo momento de preparação durante a semana. Humildade e coração porque são muitos dias, muitas coisas pelo caminho, para chegar a um final, para jogar simplesmente por jogar: esquece. Tem que ter coração porque este é o nosso trabalho."
Casillas: "Sou muito suspeito porque eu aproveito desde já para identificá-lo como um exemplo no meu percurso. Como sabe eu sou um jovem, tenho 38 anos. Ele teve respeito por aquele que já cá estava, que era eu. Eu agradeço com muito orgulho e com muito respeito que ele teve desde que chegou no clube. Frisando aqui a oportunidade, eu estou feliz na mesma seja quem for titular."
Ansioso? "A gente vai ganhando um pouco de calo mas é sempre uma nova ansiedade, uma nova experiência. Mas confesso, quem não sofre por ansiedade não vive o momento. Aproveitar da melhor forma, porque não foram poucos dias que se trabalhou para isso."
Balanço da sua época: "Acho que dentro daquilo que me foi permitido jogar, eu procurei dar o meu máximo até a este preciso momento e pretendo continuar assim. Melhor avaliação é o mister que pode fazer e vocês que me veem trabalhar. Vou dormir tranquilo, serenamente e aproveitar as oportunidades que me deram."