"Gyokeres? Se calhar, se formos aos armários do scouting tinham Messi referenciado..."
Rui Costa, presidente do Benfica, fez o balanço da temporada 2023/24 das águias, abordando diversos temas. O dirigente esteve à conversa com vários diretores de órgãos de comunicação social
Corpo do artigo
Falta de eficácia significa contratar mais avançados? "É evidente que um dos pecados mortais da equipa foi a concretização global dos avançados, chegou Arthur Cabral, e considero que tem muita qualidade, mas que não foi igual ao que conhecemos e pode fazer mais. Não é normal um ponta de lança do Benfica não ultrapassar os dez golos, e também foi um problema. E daí as rotações à procura da melhor solução quer para golos, quer para se inserir com a equipa. Não por ausência clara do jogador, mas muitas vezes por adaptações. Darwin no primeiro ano não foi tão produtivo. Quando partiu para a época havia muitas dúvidas se estava pronto ou não. Há uma exigência muito grande ao jogar neste clube. Há posições muito críticas neste clube. Essa é uma delas. Uma que tivemos este ano foi a da nossa estrutura atacante, chegámos a ter quatro com Musa. Foi uma lacuna, que prejudica o resultado global do que são os objetivos para a época."
Saídas? "Não estou em condições de dizer quem sai ou não, a equipa será reforçada meticulosamente para ser mais forte do que este ano. Todos os jogadores estão no mercado, jogar com esta camisola oferece mercado, temos muitos jogadores com mercado. Resta saber se nos interessa ou não."
Gyokeres esteve sinalizado? "Tenho muito para falar do Benfica e pautamos por falarmos de nós e não dos outros. Falar dos avançados do Sporting para comparar com os do Benfica. Esteve sinalizado? Sinalizados no scouting do Benfica estão centenas de jogadores, resta saber se naquele momento precisamos de um jogador ou não. Nunca atacámos porque não tínhamos necessidade. Tínhamos Gonçalo Ramos. Se calhar se formos aos armários do scouting tinham Messi referenciado quando estava na equipa B do Barcelona. Muitas vezes fala-se como um erro brutal, mas não precisávamos de um avançado, tínhamos Gonçalo Ramos. Há muitos jogadores referenciados que não chegam ao Benfica e vão para outros clubes."
André Villas-Boas traz um nova ordem para o futebol português? "Esperamos que sim. Permitam-me que fale do Benfica. Como sabem não temos relações institucionais com o FC Porto."