Gui com proposta do V. Guimarães para renovar, mas tem estrangeiros interessados
Guarda-redes termina contrato com os conquistadores no final da temporada e a nova ligação está a ser analisada. Jogador também tem clubes estrangeiros atentos. António Lemos trabalhou com o guardião no Mirandela e logo percebeu que tinha valor
Corpo do artigo
Gui, que trabalha frequentemente com o plantel do Vitória, embora jogue nos juniores, está em final de contrato mas tem uma proposta para renovar por quatro épocas. A mesma, sabe o nosso jornal, está a ser analisada pelo guarda-redes, uma vez que tem também clubes estrangeiros interessados.
José Guilherme Ribeiro é o terceiro guarda-redes da equipa principal vitoriana. António Lemos, treinador que o orientou no Mirandela, acredita que jogador pode dar um grande passo na carreira.
Gui, de 18 anos, é natural de Murça, onde deu os primeiros passos no futebol, antes de assinar pelo Mirandela, clube no qual esteve uma temporada. António Lemos orientou o jovem guarda-redes em Trás-os-Montes, antes de Gui assinar pelo Vitória, e destaca-lhe o profissionalismo e a humildade. “Ele chegou ao Mirandela pouco antes da pandemia. Vimos logo que era diferenciado, tanto pela parte física, como pela parte técnica. Chegou até a treinar com a equipa sénior. Com apenas 14 anos, ele já tinha 1,80 metros. Tinha uma postura e um profissionalismo que se destacavam”, recorda a O JOGO.
“Fizemos questão que ele fosse visto. Joga bem com os pés, é muito bom a sair da baliza e sabe dar uso à altura”
Terminada a temporada com a camisola do Mirandela, Gui assinou pelo Vitória de Guimarães, clube no qual está até hoje. “Fizemos questão que ele fosse visto. Joga bem com os pés, é muito bom a sair da baliza e sabe dar bom uso à altura. É bastante corajoso e não tem medo nenhum de ir aos lances. Tinha uma técnica muito desenvolvida para a idade”.
“Foi chamado às seleções jovens, só prova o seu talento. Gosta de ouvir e de saber como pode melhorar”
Apoiado a “120 por cento pelos pais”, Gui “não surpreendeu” por ter assinado pelo Vitória, dada a qualidade que demonstrou quando dava os primeiros passos. Ainda sobre o Mirandela, António Lemos recorda um episódio.
“Na equipa principal pediram para ter cuidado. Mas ele é corajoso, vai aos lances sem medo”
“Ele treinou algumas vezes com a equipa principal e, como era muito alto e muito magro, pediram aos jogadores para terem cuidado com ele. Mas ele não tinha medo nenhum nem nunca se deixou intimidar. Uma das coisas que mais lhe destaco também é a humildade. Se não se lesionar, acredito que vai chegar muito longe. Foi chamado às seleção jovens, só prova o seu talento. Uma coisa que lhe disseram sempre era que se ele não fosse humilde, ia ser apenas mais um. E ele entendeu. Gosta de ouvir e de saber como pode melhorar”, rematou.