Em entrevista a O JOGO, Geny Catamo, ala moçambicano do Sporting, expressou o desejo de continuar a vencer títulos ao serviço dos leões
Corpo do artigo
“Sinto orgulho do meu percurso”
Geny Catamo é, por estes dias, uma das principais figuras da seleção de Moçambique, com 10 golos marcados em 34 jogos pelos mambas, aos 24 anos de idade.
A paixão pelo país é uma das forças motivadoras do jogador do Sporting, que sonha com títulos no futuro de Moçambique.
O presidente de Moçambique [Daniel Chapo] disse que era um exemplo para os jovens do país, isto aumenta a sua responsabilidade?
—Sim, desde que comecei a representar o Sporting, fiquei com um estatuto mais elevado no meu país, porque isso começou a dar mais credibilidade aos sonhos dos miúdos. Eles olham para mim como uma inspiração, fico lisonjeado. Sinto-me muito orgulhoso pelo meu caminho até agora, ainda mais por ver que o meu país sente ainda mais essa paixão.
O seu exemplo pode ajudar a abrir a porta da Europa a outros jovens de Moçambique?
—Sim, porque eles começam a acreditar nos sonhos, e não deixam de acreditar que são capazes. Eu sonhei muito em ser campeão pelo Sporting, e hoje sou campeão. É incrível, mas não paro de sonhar, vou atrás dos meus sonhos. É o que estou a tentar transmitir aos jovens, que não podem deixar de sonhar com aquilo que mais querem.
Sente saudades da comida moçambicana?
—Sim, sim.
Como faz para matar as saudades?
—Peço à minha mulher para fazer em casa, quando bate a saudade.
Tem algum prato favorito?
—Feijoada moçambicana, caril de amendoim e matapa.