Gabri Veiga mais perto: contrato de cinco anos à espera, falta o acordo entre clubes
Médio já se encontra em Vigo, onde celebrou na segunda-feira o 23.º aniversário, enquanto aguarda pelo acordo
Corpo do artigo
Gabri Veiga não perdeu tempo. Titular na segunda-feira à noite no último jogo da época do Al Ahli, o médio tinha as malas feitas para regressar a casa e na segunda-feira já passeava por Porriño, na Galiza e mesmo ao lado de Vigo, onde celebrou o 23.º aniversário junto da família, estando, literalmente, cada vez mais perto do Dragão. Entre o jogador e o FC Porto está tudo alinhavado para um contrato válido para as próximas cinco temporadas – e não três como alguma Imprensa espanhola avançou –, conforme O JOGO escreveu na edição de segunda-feira. Falta, contudo, o acordo entre os clubes. É “apenas” por isso que Gabri aguarda para depois se fazer à estrada e percorrer menos de 150 quilómetros até ao Olival e juntar-se ao plantel às ordens de Martín Anselmi que está a preparar a participação no Mundial de Clubes. A expectativa é de que tudo fique definido a curto prazo, sendo que o jogador só pode ser inscrito pelos portistas a partir do dia 1 de junho. Mas pode treinar antes, naturalmente.
Internacional sub-21 tem acertado um contrato de cinco épocas com os portistas. A uma hora e meia de carro do Olival, o espanhol pode apresentar-se de imediato ao trabalho para preparar o Mundial.
O jornal “Marca” garantia na segunda-feira que a transferência irá acontecer por 15 milhões de euros e que Andoni Zubizarreta, diretor desportivo dos dragões, é figura chave nas negociações que vão permitir a Gabri cumprir o desejo de regressar ao futebol europeu apenas dois anos após ter trocado o “seu” Celta de Vigo pelo Al Ahli, onde recebeu cerca de 25 milhões de euros em salários nesse período. Para jogar no FC Porto, o internacional sub-21 por Espanha, onde foi companheiro de Samu, vai abdicar de grande parte do salário, dando primazia a um projeto desportivo que lhe permita recuperar o protagonismo que o levou a ser um dos maiores destaques da La Liga, motivando até elogios de Carlo Ancelotti. “Gosto dele, é um excelente jogador, que tem algo de especial”, atirou em abril de 2023 o então treinador do Real Madrid. Três meses depois, Gabri espantava o futebol espanhol ao aceitar a proposta do emblema de Jedá, que pagou 30 M€ ao Celta de Vigo pelo seu passe. O impasse entre os clubes mantém-se precisamente nas cifras: o Al Ahli quer recuperar o máximo possível desse investimento, o FC Porto procurar baixar as pretensões dos árabes, jogando com a vontade Gabri e o facto de este só ter mais um ano de contrato.