"Froholdt tem uma mentalidade fortíssima, sabe como um profissional deve levar o futebol"
Treinador do portista nos sub-19 do Copenhaga projetou o salto do médio para a equipa principal. Uma temporada completa como sénior foi suficiente para o FC Porto agarrar o médio, que por sua vez rapidamente cativou adeptos, colegas e equipa técnica.
Corpo do artigo
Victor Froholdt, ainda com 19 anos, custou 20 milhões de euros ao FC Porto, verba significativa que os dragões desejam ver transformada com elevado rendimento desportivo e, no futuro, quem sabe, com um lucro financeiro – a cláusula de rescisão está fixada nos 85 milhões de euros. O primeiro dinamarquês da história dos dragões chega a envolver variadíssimos estímulos e radiosas esperanças. Depois de ter brilhado no Copenhaga, realizando uma época de sonho com 53 jogos, o médio foi de coqueluche a estrela e a lei do mercado trouxe-o para Portugal, numa visão crescente do potencial nórdico.
Com grande presença e batuta já madura da linha média, Froholdt é analisado por Morten Bisgaard, antigo internacional dinamarquês, ex-Udinese e Derby County, hoje adjunto no Vejle, que dirigiu o atleta nos sub-19 do Copenhaga em 2023/24. “O seu maior talento gira à volta da mentalidade. Uma postura fortíssima de saber que deve trabalhar todos os dias a cem por cento. Está sempre preparado, vive para o futebol, sendo humilde e um perfeito jogador de equipa”, realça Bisgaard em conversa com O JOGO, enumerando outros méritos do reforço portista, mas sempre com destaque para a atitude: “Nunca desiste, está sempre disponível para aprender e ser melhor. Todos reconhecem a qualidade, mas diria que a maior capacidade que o distingue é esse desafio constante a superar-se”.
Aos 19 anos, Froholdt já somou duas internacionalizações pela seleção principal da Dinamarca, numa marca de “personalidade” e maturidade, “difícil de equiparar entre os jovens”, enquadra o treinador. “Sabe como um profissional deve viver e levar o futebol, sendo ambicioso, sobretudo, no profissionalismo. O motor vem dessa gasolina de correr como ninguém. Nunca vi nada assim! Por isso, creio que terá o máximo sucesso no FC Porto”, defende Bisgaard, sem dúvidas que os dragões acertaram em cheio: “Não sei o impacto imediato que poderá ter, porque não conheço o FC Porto nem o plantel. Mas sei que o Victor estará pronto e terá sucesso, apenas não consigo dizer se daqui a uma semana, um mês ou meio ano. Sem lesões, o sucesso é garantido. Espero que tudo lhe corra pelo melhor num grande clube”.