Francisco Benitez e a revisão de estatutos no Benfica: “Não é uma proposta ideal, é a possível”
Líder do movimento Servir o Benfica, que participou nas negociações para o documento a discutir em assembleia geral, destaca as “melhorias substanciais” face aos atuais estatutos
Corpo do artigo
A revisão dos estatutos do Benfica vai avançar com um documento único, após negociações entre as três partes que tinham apresentado propostas à Mesa da Assembleia Geral – Direção, movimento Servir o Benfica e elementos da Comissão Técnica inicial. Francisco Benitez, líder do Servir o Benfica, assume que esta “não é uma proposta ideal, é a proposta possível”. “Ainda assim apresenta melhorias substanciais face aos estatutos que hoje governam o nosso clube”, escreveu no Facebook, destacando três alterações: “A abolição do voto eletrónico em votações essenciais, a equiparação dos sócios correspondentes aos sócios efetivos e a possibilidade de convocar novas eleições na sequência do chumbo do Relatório e Contas.”
“Infelizmente, não houve acordo para incluir nesta proposta a 2a volta das eleições, a apresentação de listas separadas para os órgãos sociais do clube, uma maior equiparação dos escalões de voto ou a consagração estatutária do segundo equipamento branco. Esperamos que na votação na especialidade, estas e outras propostas possam ainda ser discutidas. Resta agora que todos os sócios compreendam a importância da aprovação desta proposta, ainda que imperfeita, tendo em conta que a sua não aprovação representará a manutenção dos estatutos atuais”, acrescentou o candidato derrotado por Rui Costa nas eleições de 2021.