Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, tornou-se esta segunda-feira membro efetivo do Conselho da FIFA, que já integrava provisoriamente.
Corpo do artigo
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, tornou-se esta segunda-feira membro efetivo do Conselho da FIFA, que já integrava provisoriamente desde setembro de 2017. Em Bratislava, no 42.º Congresso da UEFA, Gomes viu confirmada a sua designação para o cargo, que já ocupava desde 20 de setembro de 2017, na sequência da demissão do espanhol Angel Maria Villar das funções que desempenhava nos organismos continental e mundial.
O espanhol Juan Luis Larrea foi eleito para o Comité Executivo da UEFA e o húngaro Sándor Csányi vice-presidente da FIFA, ambos por aclamação. "Depois da eleição de Sándor Csányi, o Comité Executivo da UEFA decidiu indicar Fernando Gomes para o substituir como membro do Conselho da FIFA até ao Congresso da UEFA de 2019", lê-se no sítio oficial da UEFA na Internet.
Desta forma, Gomes, que preside à FPF desde dezembro de 2011, depois de ter liderado a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), entre junho de 2010 e dezembro de 2011, viu efetivado o cargo que já ocupava no organismo que rege o futebol mundial.
O 43.º Congresso da UEFA está marcado para 07 de fevereiro de 2019, em Roma.