O Feirense qualificou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal ao vencer no terreno do Mirandela, do Campeonato de Portugal, por 2-1, com o golo decisivo a ser marcado só no prolongamento.
Corpo do artigo
Os golos foram obtidos através de duas grandes penalidades, uma para cada equipa, e de um livre, tendo sido este, marcado por João Silva ao quarto minuto do prolongamento, a decidir jogo e a eliminatória.
O Mirandela adiantou-se no marcador aos 15 minutos, graças a um penalti convertido por Kelvin, e esse golo deu um ânimo extra à equipa local, o que fez parecer que o encontro estava a entre duas equipas do mesmo escalão.
O Feirense, que rapidamente percebeu que tinha um osso duro para roer, sofreu novo contratempo quando Tiago Gomes, amarelado no lance de que resultou a grande penalidade, viu o segundo amarelo aos 25 minutos e o consequente vermelho, deixando a sua equipa em inferioridade numérica.
Com um futebol direto e simples, o Mirandela mostrou-se aguerrido e conseguiu algumas vezes criar perigo, em especial nos ataques conduzidos pelos flancos, mas o Feirense reagiu e, embora reduzido a dez, empatou através de um penalti, convertido por Luís Machado, aos 26 minutos.
A equipa transmontana entrou forte na segunda parte e Varela, aos 58 e aos 63 minutos, esteve perto do golo, sobretudo na segunda situação, quando, isolado em plena área do Feirense, atirou por alto.
O mau estado do relvado, que se acentuou devido à chuva forte que caiu no segundo tempo, foi outro adversário, mas este para as duas equipas, que a dada altura lutaram mais do que jogaram e acabaram por ter de ir a prolongamento.
Foi nesse período que o Feirense conseguiu chegar ao segundo golo e, assim, saltar para a frente do marcador. A equipa ganhou um livre perigoso, aos 94 minutos, João Silva bateu-o com força e a bola sofreu um desvio que traiu o guardião do Mirandela e seguiu para o fundo das redes.
A um quarto de hora do fim, a equipa de Santa Maria da Feira ficou só com nove jogadores em campo, devido à expulsão de Babanco, e terminou em grande sofrimento.
---
Jogo no Estádio São Sebastião, em Mirandela.
Mirandela - Feirense, 1-2 (após prolongamento).
Ao intervalo: 1-1.
No final do tempo regulamentar: 1-1.
No final da primeira parte do prolongamento: 1-2
Marcadores:
1-0, Kelvin Medina, 15 minutos (grande penalidade).
1-1, Luís Machado, 28 (grande penalidade).
1-2, João Silva, 94
Equipas:
- Mirandela: Marco, Renato Reis (João Loureiro, 92), Pedro Santos (Tissone, 46), Zaidu Sanusi, José Ricardo, Alex Porto, Tiago Borges (Carlos Eduardo, 98), André Pinto, Kelvin Medina, Vitinho (Carlos Ponte, 117) e Varela.
(Suplentes: Pedro Fernandes, Austin, João Loureiro, Carlos Ponte, Tissone, Amorim, e Carlos Eduardo).
Treinador: Rui Borges.
- Feirense: Brígido, Tiago Mesquita, Philipe Sampaio (Briseño, 98), Bruno Nascimento, Tiago Gomes, Cris (Babanco, 46), Edson Farias, Tavares (Sturgeon (72), Alfhonse, Luís Machado (Diga, 116) e João Silva.
(Suplentes: Caio Secco, Diga, Briseño, Babanco, Brian, Sturgeon e Edinho).
Treinador: Nuno Manta Santos.
Árbitro: Manuel Mota (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Edson Farías (10), Tiago Gomes (14 e 25), Alfhonse (21), Vitinho (25), Tiago Borges (26), Tissone (68), Babanco (76 e 105) e Sturgeon (118). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Tiago Gomes (26) e Babanco (105).
Assistência: cerca de 1000 espectadores.