Médio voltou a fazer trabalho de ginásio, mas foi incluído nos eleitos. Zaidu também chamado
Corpo do artigo
O ensaio geral do FC Porto para a partida deste sábado com o Estrela da Amadora não trouxe evolução de maior no estado clínico de Alan Varela, mas nem por isso Sérgio Conceição deixou de convocar o médio, que foi substituído na reta final da primeira parte da derrota em Arouca. Quer isto dizer que as dúvidas em redor da disponibilidade do camisola 22 só serão dissipadas mais perto do apito inicial do duelo com os “tricolores”, na sequência de uma semana em que o argentino, a contas com uma mialgia em ambos os gémeos, realizou apenas trabalho de ginásio.
Mialgia em ambos os gémeos limitou o argentino durante todo o ciclo preparatório para o jogo desta noite. Suspensão de Wendell coloca o lateral nigeriano na rota da titularidade.
Na conferência de Imprensa de sexta-feira, o treinador dos azuis e brancos foi questionado sobre a situação de Varela, mas não levantou o véu sobre o mistério. “Vamos ver. Está com um problema nos gémeos, não posso ser muito convicto”, afiançou Conceição, que, não podendo contar com Alan, ver-se-á obrigado a apostar numa nova dupla de meio-campo, com Nico González a manter-se no onze.
Alan Varela participou em 26 jogos do FC Porto esta época, 24 dos quais como titular. Soma 1958 minutos
Quem também foi convocado para o encontro da 22.ª ronda da I Liga foi o regressado Zaidu, que, depois de voltar da CAN, pode mesmo ter entrada direta na equipa titular. Em Arouca, Wendell completou a série de cinco cartões amarelos no campeonato, pelo que, à semelhança de Fábio Cardoso (expulso), terá de cumprir suspensão na noite deste sábado. Perante este cenário, Zaidu alimenta a expectativa de ser opção após mais de um mês ao serviço da Nigéria, durante o qual disputou seis partidas. Otávio, recorde-se, também está na calha da titularidade, embora Zé Pedro também tenha sido chamado. A confirmar-se a opção por Otávio, será a estreia absoluta do reforço de inverno.
Sistema sem mudança à vista
Não obstante a exibição menos conseguida e a derrota no duelo com o Arouca, Sérgio Conceição não deverá reformular o desenho tático da equipa frente ao Estrela da Amadora, até porque Taremi, conforme o técnico anunciou na antevisão, não irá a jogo, de início, mais logo, mesmo depois de ter atuado mais de 20 minutos na segunda-feira.
Como tal, Evanilson prepara-se para voltar a assumir as despesas na frente de ataque, com a maior dúvida a residir no duplo pivô do miolo. Se Varela não recuperar a tempo de ser opção, Eustáquio deverá assumir a vaga ao lado de Nico.