Alice Reto é internacional jovem por Portugal. Passou ainda pelos Países Baixos
Corpo do artigo
Alice Reto foi este sábado apresentada como reforço para a equipa feminina do FC Porto, depois de Maria Negrão e de Sofia Silva. A defesa de 18 anos esteve em Espanha, ao serviço do Atlético de Madrid, e também passou pelos Países Baixos, onde jogou no ADO Den Haag.
"A paixão pelo desporto-rei acompanha-a desde a infância e foi aos seis anos que deu os primeiros toques nos Países Baixos, tendo representado o Den Haag antes de despertar o interesse do mercado espanhol. Na última temporada ao serviço do conjunto neerlandês, a lateral-esquerda participou no Madrid Football Camp, foi eleita para o melhor onze da competição e acabou por rumar ao Atlético de Madrid. Em agosto de 2023 mudou-se para a capital espanhola e prosseguiu a formação na equipa C dos Colchoneros, que atua na terceira divisão feminina. Concluídas duas temporadas, a esquerdina parte para um novo desafio, desta feita no segundo escalão português", descreveu o FC Porto sobre uma futebolista com 39 internacionalizações jovens e quatro golos por Portugal.
Declarações:
Nova aventura: "Estes dias têm sido surreais. O FC Porto está a dar-me uma oportunidade incrível e nota-se que aqui acreditam muito no futebol feminino. Isso é muito importante para mim, é um aspeto que faz falta em muitos clubes e foi isso que mais me atraiu no FC Porto. Estou muito feliz por estar aqui e quero começar a ajudar já a equipa."
Futebol feminino português: "Acho muito interessante o investimento que o FC Porto está a fazer no futebol feminino e todas as condições que o clube tenta proporcionar às jogadoras. Estou entusiasmada para aprender um futebol novo, esta vai ser a minha primeira experiência num clube português. Já estive na seleção, mas aqui vou conhecer outras pessoas, outra cultura e vou poder jogar no meu país."
Países Baixos: "Fiz quase todo o meu trajeto nos Países Baixos e acho que essa experiência foi muito importante, porque joguei com rapazes até aos 14 anos, num nível completamente diferente. A minha passagem pelo Atlético foi muito diferente da que tive na Holanda, lá joga-se um futebol muito mais acelerado e isso ajudou-me a ser a jogadora que sou hoje. Acredito que o futebol ainda me pode proporcionar novas experiências."
Espanha: "Ter a oportunidade de treinar com o plantel principal do Atlético de Madrid foi muito bom e isso demonstra o investimento que os clubes estão a fazer no futebol feminino. Acredito que jogar no FC Porto também será uma boa experiência para mim."
Autorretrato: "Ainda tenho muito para aprender e sinto que o FC Porto pode ajudar-me a fazer isso. Sou uma jogadora muito rápida, que gosta de assistir e marcar e que tem muito para acrescentar à equipa. Tenho experiência em vários países e nas seleções jovens portuguesas e isso pode ajudar-me muito no FC Porto. Quero partilhar a minha experiência com as minhas colegas e absorver as delas."
Objetivos: "Quero continuar a melhorar e ajudar a equipa ao máximo para subirmos à Liga BPI. Quando chegarmos à primeira divisão queremos ficar no top-3 e ser uma equipa de topo."