O acordo de cooperação com o Coimbra Sports prevê que os portistas participem em todas as decisões estruturantes do clube mineiro
Corpo do artigo
O FC Porto anunciou esta terça-feira uma nova parceria no Brasil, com o Coimbra Sports, num acordo de cooperação válido por 12 anos, que prevê que os dragões "participem em todas as decisões estruturantes do clube mineiro, nomeadamente as relacionadas com a estratégia de formação, prospeção de talentos e recrutamento, a ocupação de cargos executivos e desportivos ou as questões orçamentais".
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença dos presidentes dos dois clubes, André Villas-Boas e Ricardo Guimarães, do diretor da formação do FC Porto, José Tavares, e do diretor-geral do emblema brasileiro, Leonardo Franchi.
De acordo com o FC Porto, "o protocolo permite expandir a marca FC Porto e aplicar a metodologia de formação azul e branca no Brasil, com especial enfoque no mercado de talentos locais. A parceria visa ainda fortalecer os laços comerciais e desportivos entre as partes, tendo em vista a criação de uma plataforma que permita valorizar e transferir jogadores, gerando benefícios mútuos."
“É um verdadeiro celeiro de talentos do futebol internacional. Mas, sobretudo, uma parceria que diz muito pela pessoa que temos aqui ao nosso lado, o Ricardo Guimarães, uma pessoa que significa muito para o FC Porto. Um verdadeiro amigo e um Dragão de Honra do FC Porto e daí toda a representatividade do BMG neste museu. Vamos crescer nesta parceria que é desportiva, que é social, que é educativa, que é estratégica, pelo facto de a marca FC Porto assentar bem forte no Brasil, em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Mas também com o objetivo de descobrir novos talentos, trazê-los para o FC Porto e formá-los cá. E estamos confiantes de que vamos conseguir potenciar todo o talento que aparece no Brasil fruto desta associação com o Coimbra", afirmou André Villas-Boas.
“O nível desportivo é sempre o mais importante. Com esta parceria dão-se início a muitas outras, que estamos para fechar em breve, noutras geografias, noutros mercados. Cada uma com a sua particularidade, umas mais comerciais, outras mais desportivas, esta é mais desportiva e formativa. O FC Porto liderará todo o processo técnico e formativo dos jovens do Coimbra, com uma direção técnica de uma pessoa apontada por nós, com muita preocupação não só sobre a formação, mas também sobre o scouting e a deteção de novos talentos para o Coimbra. Há um primeiro desenvolvimento no Coimbra, que é formativo, e depois todos esperamos que haja essa passagem para FC Porto e a continuação da sua formação aqui em Portugal. Dá-se início ao crescimento da marca FC Porto e não poderia ser de outra forma, se não com o Ricardo Guimarães, com o Coimbra e com tudo o que ele representa para nós”, continuou.
“A diretora do Museu há pouco contava que quando o Ricardo Guimarães visita o Museu não diz a ninguém, compra o seu bilhete e entra para ver o espólio do FC Porto. Uma pessoa que esteve na sua fundação, que ajudou o FC Porto a erguer este Museu, com toda a sua importância consegue ter este perfil discreto e sabe estar no seu lugar. Acho que é uma pessoa que dignifica muito a instituição e o facto de nos associarmos a ele só nos prestigia e estamos seguros de que é o parceiro certo para o futuro”, finalizou o presidente dos azuis e brancos.