Farioli com melhor registo defensivo do que Villas-Boas na igual série vitoriosa
Dragões são os únicos apenas um golo sofrido nesta fase da época, entre as equipas dos escalões principais dos campeonatos europeus. Diogo Costa ainda só foi batido pelo companheiro Nehuén Pérez, no clássico de Alvalade. Quarta vez na história portista sem golos sofridos em seis dos sete primeiros jogos da temporada
Corpo do artigo
Francesco Farioli igualou em Salzburgo, na quinta-feira, um feito que só o atual presidente, André Villas-Boas, conseguiu no banco portista: sete vitórias consecutivas. Mas o italiano fê-lo com um melhor registo defensivo visto que o seu FC Porto ainda só sofreu um golo, enquanto o de AVB - que atingiu os 11 triunfos seguidos - encaixou quatro. A única vez que Diogo Costa foi ao fundo das redes - a contar - aconteceu no clássico de Alvalade e na sequência de um desvio involuntário de Nehuén Pérez. Nos outros seis jogos inicias da temporada, a baliza manteve-se a zeros, algo que só tem paralelo, entre os portistas, em mais três ocasiões: 2014/15 (Julen Lopetegui), 1991/92 (Carlos Alberto Silva) e 1983/84 (José Maria Pedroto).
Ora, um golo sofrido nesta altura torna o FC Porto de Farioli na equipa com a muralha mais sólida entre todas as que competem nos principais escalões do futebol europeu. Nenhuma sofreu tantos ou menos golos, somando os jogos das diferentes competições. Se fossem apenas do campeonato, haveria algumas com um registo idêntico, casos de Celtic, AEK, Olympiacos e Roma. Mas com partidas das provas europeias ou das taças locais, os dragões são mesmo caso único. Quem se aproxima desta solidez defensiva, entre as formações das principais ligas, são o Arsenal, Milan e Roma, com dois golos sofridos, embora apenas os ingleses tenham tantos jogos disputados como o atual líder do campeonato nacional.