Entre portistas, João Atraca participou na Taça das Taças da época 1964/65 com quase mais três meses do que a idade do avançado. O recorde português é de Domingos Quina, pelo West Ham
Corpo do artigo
Não é provável que Fábio Silva seja titular, mas assíduo como tem sido no banco de suplentes, é bem possível que o benjamim do plantel portista tenha oportunidade de entrar em campo com o Young Boys.
Se participar na fase de grupos será o mais jovem portista de sempre a jogar uma prova europeia. A melhor marca tem 55 anos
E, para ser o mais jovem de sempre do FC Porto a participar numa competição europeia, até nem tem de jogar hoje, mas apenas em qualquer um dos seis desafios desta fase de grupos da Liga Europa, que inclui ainda jogos com Feyenoord e Glasgow Rangers. Está um novo recorde a caminho e só não é nacional por muito pouco. Mas já lá vamos.
Fábio Silva terá, amanhã, sexta-feira, 17 anos e dois meses. O portista mais jovem de sempre a participar numa prova oficial da UEFA foi João Atraca, um antigo defesa natural de Faro que fez carreira entre o Algarve e o FC Porto, onde jogou de 1962 a 1969. Foi no primeiro ano que defrontou o TSV 1860 Munique para a Taça das Taças.
Tinha 17 anos, quatro meses e 22 dias. Do segundo mais jovem de sempre a memória é bem mais recente: em 2014, Rúben Neves subiu ao relvado para defrontar o Lille na pré-eliminatória de acesso a uma Liga dos Campeões na qual os dragões só caíram nos quartos de final.
Rúben tinha 17 anos, cinco meses e sete dias e essa foi apenas uma das marcas que deixou no clube. Foi ele, aliás, o capitão mais jovem de sempre numa prova europeia pelo FC Porto (poucas semanas depois) e também o mais novo de sempre a marcar na I Liga de azul e branco vestido.
Na lista dos 10 mais jovens de sempre a pisar um palco da UEFA ao serviço do FC Porto estão jogadores recentes, como Diogo Dalot ou Rui Pedro, além do já falado Rúben Neves.
Voltando a Fábio. Com a idade atual e a diferença de dois meses e 22 dias para João Atraca, o avançado tem muito tempo para o ultrapassar. Seis jogos, para sermos mais rigorosos. É que o último da fase de grupos (receção ao Feyenoord) joga-se a 12 de dezembro no Dragão. E, por essa altura, o goleador ainda será mais novo do que o antigo defesa quando se estreou. Apenas um dia, é certo, mas mais jovem.
Na lista dos 10 mais jovens de sempre a pisar um palco da UEFA ao serviço do FC Porto (ver infografia abaixo) estão jogadores recentes, como Diogo Dalot ou Rui Pedro, além do já falado Rúben Neves. Romário Baró vem logo a seguir, com 19 anos, seis meses e 13 dias.
Só Quina impede recorde nacional
Fábio Silva tem tudo para vir a ser o mais jovem portista a disputar uma competição europeia, o mais jovem jogador de uma equipa portuguesa a fazê-lo e só não será mesmo o português mais precoce de sempre na UEFA por culpa de Domingos Quina, um luso-guineense que atualmente está no Watford, mas que, em 2016, pelo West Ham, participou numa pré-eliminatória de Liga Europa com 16 anos, oito meses e 10 dias.
A seguir vem José Gomes, avançado que disputou a Champions pelo Benfica. Mas este está ao alcance de Fábio.