André Franco saltou do banco para dar o triunfo aos canarinhos
Corpo do artigo
O Estoril venceu a Académica por 1-0 e colocou um ponto final na sequência de cinco derrotas consecutivas na II Liga, graças a um golo nos descontos de André Franco, que saltou do banco.
Com os estorilistas a viverem a pior fase na prova, face às seis jornadas seguidas sem ganhar - e que precipitaram mesmo a entrada do treinador Pedro Duarte para o lugar de Tiago Fernandes -, e os estudantes a chegarem com o ânimo reforçado por cinco triunfos seguidos, o jogo entre o 11.º e o sétimo classificado ficou aquém das expectativas, com as defesas a superiorizarem-se quase sempre aos ataques.
O técnico Pedro Duarte, que se estreara pelos canarinhos com um desaire na jornada anterior, frente ao Covilhã, apostou nos reforços João Diogo e Joãozinho de início, lançando ainda Ricardo Rodrigues durante a partida. Todavia, os anfitriões denotaram pouca contundência no ataque e as exceções na primeira parte foram assinadas por Crespo, num remate de longe a obrigar a defesa apertada para canto e num cabeceamento ao lado.
Já a Académica, comandada por João Carlos Pereira, trazia uma lição de pragmatismo para o encontro, procurando explorar a ansiedade do Estoril em transições rápidas nos primeiros minutos com Barnes Osei e Djousse na frente do ataque, mas assumiu mesmo a iniciativa durante a primeira parte.
Com mais coração do que cabeça, as alterações de Pedro Duarte foram aumentando o caudal ofensivo e o prémio chegou em tempo de descontos: André Franco saltou do banco aos 84 minutos e estava no sítio certo para finalizar o cruzamento de Roberto já em cima do apito final, quando o empate parecia uma inevitabilidade.
O Estoril encerrou a sua pior sequência da época e ultrapassou o adversário desta manhã na classificação, subindo ao sétimo posto e somando agora 25 pontos, mais um do que a Académica (24), que cai, para já, no oitavo.
11720949
Jogo no Estádio António Coimbra da Mota.
Estoril - Académica, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, André Franco, 90+3 minutos.
Equipas:
- Estoril: Daniel Figueira, João Diogo, Valente, Lucas Áfrico, Joãozinho, Tembeng, Juninho (Chiquinho, 60), Miguel Crespo (Ricardo Rodrigues, 71), Daniel Bragança, Rafael Barbosa (André Franco, 84) e Roberto.
(Suplentes: Stojkovic, Lucas, Chiquinho, Gonçalo Santos, André Franco, Simão e Ricardo Rodrigues).
Treinador: Pedro Duarte.
- Académica: Mika, Francisco Moura, Silvério, Arghus Bordignon (Leandro Silva, 76), Mike, Ricardo Dias, Marcos Paulo, João Mendes (Chaby, 66), Traquina, Djousse (Dani, 86) e Barnes Osei.