Encontro de irmãos joga-se em Barcelos: a história de Toni Martínez e Adrián Marín
Companheiros nas seleções autónomas de Múrcia e de Valência, apesar de jogarem em clubes rivais, Adrián Marín e Toni Martínez estenderam essa amizade às seleções jovens de Espanha. Naturais de Múrcia e amigos de longa data, Adrián Marín, lateral-esquerdo do Gil, recebe domingo o portista Toni Martínez
Corpo do artigo
O Estádio Cidade de Barcelos vai ser o palco, sábado, de um duelo entre Adrián Marín, lateral-esquerdo do Gil Vicente, e Toni Martínez, avançado do FC Porto. Dois jogadores que mantêm uma longa amizade e que se tratam como irmãos.
Os dois são naturais de Múrcia, passaram pelo Famalicão e vão defrontar-se pela primeira vez em Portugal. Na época passada, esse reencontro não sucedeu porque, na primeira volta da liga, o defesa ainda estava no Granada, enquanto que na segunda não pôde jogar devido a uma pequena lesão. Sábado será diferente. O lateral-esquerdo atravessa um bom momento, enquanto o avançado espreita a titularidade no FC Porto, depois de ter entrado bem com o Rio Ave, tendo mesmo marcado um golo. Certo é que antes e depois do jogo vão colocar a conversa em dia e recordar uma amizade que vem de muito longe.
Adrián Marín e Toni Martínez nasceram no mesmo ano, em 1997, e deixaram a cidade natal ainda muitos jovens, mas a forte relação de amizade começou ainda na seleção autónoma de Múrcia de sub-12.
Natural de Torre-Pacheco, o lateral-esquerdo começou a jogar no clube da terra natal, que mantém um convénio com o Villarreal, para onde se transferiu em 2010. Nessa fase estava o avançado natural de Barrio del Progreso no Real Múrcia, passando, em 2013, para o Valência. Apesar da rivalidade entre os dois clubes, mantiveram a forte amizade na seleção autónoma valenciana, tendo sido campeões de Espanha de sub-18. Nessa altura, já os dois coincidiam nas seleções jovens de Espanha, o que aconteceu desde os sub-17 aos sub-19, tendo sido treinados por Santi Denia e Luis de la Fuente.
Nas "Rojitas", os dois estendiam a relação de amizade para lá dos relvados. Concentrados na Cidade Desportiva de Las Rozas, aproveitavam os tempos livres e iam ao cinema a um centro comercial que fica perto da casa das seleções da federação espanhola. Numa dessas fotos com o amigo Toni Martínez e partilhada nas redes sociais no dia 23 de janeiro de 2014, Adrián Marín escreveu: "Com o meu irmãozinho, preparados para ir à Rússia". Nesse mesmo dia, o avançado do FC Porto também publicou uma imagem com o conterrâneo. "Uma foto com outro murciano, Adrián Marín, um grande irmão".
Adrián, de resto, não esconde a um círculo de amigos que Toni é uma referência que soube ganhar o seu espaço no futebol, tendo dado nas vistas no Famalicão até chegar ao FC Porto. Já o número 29 dos dragões não esconde que a mudança do compatriota para Portugal pode ser fundamental para a sua carreira, até porque, depois de ter estado em bom plano no "Fama", o lateral atravessa agora um bom momento no Gil Vicente, onde veste a camisola 19.
Representados pela mesma agência, a Leaderbrock Sports, os dois estão felizes em Portugal e são responsáveis para que muitos jogadores espanhóis vejam com bons olhos o futebol português, como Martín Aguirregabiria, médio que chegou esta época ao Famalicão.