Emanuel Simões: "Alguns jogadores se calhar nunca mais vão ter uma vivência destas..."
Declarações de Emanuel Simões, treinador do Tirsense, após a goleada sofrida com o Benfica, por 5-0, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, em Barcelos
Corpo do artigo
O que o Tirsense leva desta noite? "Levamos uma grande experiência, uma vivência para a vida. É verdade que o resultado foi pesado, não vou satisfeito com esse resultado porque acontece com alguns erros que podiam ser evitados claramente. Um Benfica muito superior, principalmente a dimensão física. Acho que hoje isso fez toda a diferença. A parte técnico-tática já sabíamos que também eram melhores, mas a parte física hoje fez uma grande diferença. Na segunda parte, onde estivemos melhor, conseguimos ter mais bola e chegar mais vezes lá, foi quando sofremos mais golos, com erros que custam. Acima de tudo, é a experiência que levamos daqui, alguns jogadores se calhar nunca mais vão ter uma vivência destas, outros se calhar ainda podem chegar a patamares deste nível, mas acima de tudo temos de estar satisfeitos com a prestação até aqui, já sabíamos que ia ser difícil, e desfrutar. Ainda temos uma segunda mão para desfrutar e é isso que vamos tentar fazer."
O que disse aos jogadores antes do jogo? "Disse-lhes que tinham de respeitar muito o Benfica, mas respeitarem-se a eles ainda mais. Tinham de desfrutar deste jogo, não adiantava vir para aqui tentar não jogar. Na primeira parte isso estava a acontecer e eu não estava a gostar. Faço uma substituição porque acho que a equipa tinha de jogar mais o jogo pelo jogo. Não podia estar tão curta no terreno como estava. Foi isso que lhes disse. A mensagem foi: ‘desfrutem, aproveitem’, porque é isso que temos de fazer."
Jogar na Luz com desvantagem de 5-0: "Mais uma vez é desfrutar e trabalhar, mostrar que temos qualidade, porque em alguns momentos acho que mostrámos que temos qualidade. Noutros patamares, com outras condições, se calhar conseguimos igualar outros que lá estão. Temos de mostrar a qualidade que temos. Andamos no futebol para mostrar o que valemos e acho que hoje conseguimos dignificar o Campeonato de Portugal e os campeonatos não profissionais de Portugal. É isso que vamos tentar fazer na segunda mão, mais uma vez, dar uma boa imagem, se possível ainda melhor do que esta."