Rob Harris, jornalista da Associated Press, falou sobre lavagem de dinheiro e corrupção no arranque do segundo dia do congresso "The Future of Football", no Pavilhão João Rocha.
Corpo do artigo
Investimento nos clubes: "Temos de nos perguntar que parceiro queremos para o nosso clube. Queremos um investidor, que só se preocupa com os lucros e que retira daí dinheiro para os seus negócios? Será que queremos sacrifício em nome do sucesso? Vejam, por exemplo, o caso dos dois clubes de Manchester. O United é gerido por uma família; o City por investidores, magnatas".
Origem do financiamento: "Muitas vezes, o financiamento vem de países nos quais não há respeito pelos direitos humanos. Podemos aceitar? É uma questão moral, ignorada pelos adeptos que só querem ter bons jogadores. Vejam a Rússia: o Estado está envolvido no financiamento dos clubes de futebol. E esse dinheiro não podia ser usado para outras necessidades?"
Caso português: "Em Portugal há acusação e suspeitas por lavagem de dinheiro. Para onde está a ser canalizado o dinheiro? Temos de questionar estes paraísos fiscais".