Os três “grandes” fazem jus à maior qualidade técnica dos respetivos plantéis, liderando o ranking de dribles da I Liga. Curiosamente, em média, só metade das tentativas de drible são bem-sucedidas
Corpo do artigo
O Sporting é a equipa com mais dribles da Liga. Os leões arriscaram 1016 vezes no um para um, num ranking dominado pelos três “grandes”, com Benfica e FC Porto a fechar o pódio. Se a análise seguir pelo prisma do sucesso com que o fazem, os dragões ganham (60,5%), por oposição ao V. Guimarães (apenas 48,3%). Contas feitas, conclui-se que o drible é uma jogada de risco, pois só 53% deles foram bem-sucedidos na prova.
Curiosidades
11 assistências
Pedro Gonçalves (Sporting) igualou Rafa (Benfica) na liderança do ranking dos jogadores com mais assistências. Ambos têm 11 passes para golo e Cristo González (Arouca) ocupa o terceiro lugar, com dez.
8 toques na área
Galeno (FC Porto) foi o jogador da jornada com mais toques na área (passes, remates, cruzamentos, etc.), a par de Makouta (Boavista). Contabilizando a época inteira está em 5.º (133). Gyokeres (Sporting), lidera a lista, com 215.
18.º de livre direto
O golo espetacular de livre direto de Rodrigo Pinho (Estrela) foi o 18.º da prova neste tipo de lance. Esta época, só dois jogadores repetiram o feito: Holsgrove (Estoril) e Mattheus Oliveira (Farense).
4 pontos
A quatro jornadas do fim, apenas quatro pontos separam o Casa Pia, 9.º classificado - exatamente a meio da tabela - do Portimonense, no 16.º posto que atira a equipa para o play-off de despromoção.
8 pré-assistências
Di María teve intervenção direta nos três golos do Benfica, em Faro. Fez uma assistência (Carreras) e duas pré-assistências para os tentos de Kokçu e Arthur Cabral. Lidera o ranking das pré-assistências, com mais duas do que Ricardo Horta (Braga).