Conselho de Disciplina da FPF puniu o clube minhoto com dois jogos à porta fechada, um deles da equipa B. Em causa os incidentes do fim-de-semana.
Corpo do artigo
A Comissão de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) puniu o Vitória de Guimarães com dois jogos à porta fechada, um deles da equipa B. Em causa estão os incidentes protagonizados no D. Afonso Henriques no passado fim-de-semana e que motivaram o cancelamento do jogo com o Braga B.
O próximo jogo em casa dos minhotos na I Liga é frente à Académica, na próxima jornada, mas esse encontro terá público nas bancadas, depois do recurso com efeito suspensivo do Vitória de Guimarães.
O CD da FPF pune o clube vimaranense com base no artigo 178º do Regulamento Disciplinar da LPFP, que explica que os incidentes que atrasem "o início ou reinício do jogo ou interrompa a sua realização por período superior a cinco minutos é punido com a sanção de realização de jogos à porta fechada a fixar entre o mínimo de um e o máximo de três jogos".
O Vitória de Guimarães também foi multado em 10.200 euros, enquanto o Braga foi punido com uma pena de 3.750 euros.
É bom referir que além de um jogo à porta fechada, o Vitória de Guimarães B incorre numa pena de derrota. De acordo com o artigo 94º do Regulamento Disciplinar, "quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota". O número dois do mesmo artigo acrescenta que "se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior".