RANKING - Uma análise aos jovens que aproveitaram a retoma do campeonato para darem nas vistas.
Corpo do artigo
A I Liga foi palco para 33 jovens jogadores com idade Sub-20 se mostrarem nesta segunda fase de campeonato, após a paragem ditada pela Covid-19.
Cerca de metade (17) já haviam jogado (pouco, na maioria dos casos) antes da retoma, mas há 16 jogadores lançados em junho, num número que configura uma aposta rara a que vale a pena ter atenção.
O ranking desta semana atentou aos 33 miúdos nascidos a partir de 2000 que jogaram nesta retoma. FC Porto e Sporting destacam-se por motivos óbvios, quer pela quantidade, quer pela qualidade. Fábio Vieira é a escolha incontornável para dar cara a esta tendência.
Afinal, foi o único que marcou e assistiu, o que mais resolveu e aquele que apareceu com mais relevo nos últimos jogos: assistiu contra o Boavista, marcou ao Belenenses e ao Tondela, foi titular com o Sporting. E aparece ligado a uma série de itens, que aumentariam se alargássemos a lista aos cinco mais, por exemplo.
Mas há outros Sub-20 que prometem e a ideia é mostrar-lhe quais os melhores em cada item considerado. Gonzalo Plata (Sporting) e Nuno Tavares (Benfica) assumem também protagonismo, como Eduardo Quaresma ou Rafael Camacho se preparam para assumir. Apesar de os números corresponderem à média por jogo, os melhores até são aqueles que mais têm jogado. O que significa, em última instância, que a regularidade afina a qualidade.