Depois de uma época para esquecer, Jorge Fernandes já é o patrão da defesa do V. Guimarães:
Central é o único jogador de campo do Vitória totalista no campeonato e tem nesta altura um registo melhor que o da primeira época. Jogador da equipa vimaranense é um dos seis defesas centrais das 18 equipas da I Liga que não falharam um minuto das 11 jornadas já disputadas nesta edição do campeonato.
Corpo do artigo
Jorge Fernandes está a trilhar os passos para realizar a melhor época de sempre. Depois de uma temporada para esquecer, durante a qual fez apenas sete jogos, muito por culpa de lesões, o defesa central regista números melhores, comparativamente, do que os que obteve na primeira época ao serviço do Vitória de Guimarães.
Em 2020/21, quando chegou aos 33 jogos em toda a época, tinha nesta altura 12 partidas efetuadas e agora tem mais duas. Jorge Fernandes tem provado que é já o patrão da defesa da equipa orientada por Álvaro Pacheco. Com a ausência no onze inicial de Manu Silva na receção ao FC Porto - jogou o croata Borevkovic no seu lugar -, passou a ser o único jogador de campo do Vitória totalista no campeonato. Com os mesmos 990 minutos apenas Bruno Varela.
Jorge Fernandes é, aliás, um dos seis defesas centrais das 18 equipas que participam nesta edição da I Liga que se pode orgulhar de não ter falhado qualquer minuto nas 11 jornadas já disputadas. Os outros são Marcelo (Moreirense), Chidozie (Boavista), Rúben Fernandes (Gil Vicente), Bruno Wilson (Vizela) e Aderllan Santos, do Rio Ave.
Os dados estatísticos relativos ao jogo com os dragões ajudam a perceber a importância que o central assume na equipa. De acordo com a base de dados “wyscout”, o jogador que tem um contrato com o V. Guimarães válido até junho de 2025 teve 68 por cento de aproveitamento nas ações totais bem sucedidas (36 em 53). Nos passes certos apresenta um satisfatório registo de 87% (20 em 23) e nos passes longos certos a percentagem é ligeiramente inferior, mas igualmente significativa: 83% (cinco em seis). E, finalmente, 71% é o registo conseguido em mais dois itens: nos duelos ganhos (12 em 17) e nos duelos aéreos ganhos, tendo conquistado cinco em sete.