Declarações de Daniel Sousa, novo treinador do Vitória de Guimarães, durante a conferência de apresentação esta quinta-feira
Corpo do artigo
Se era o momento ideal para regressar ao ativo: "Sim. É um lugar de quem é apaixonado pelo futebol e de gostar de uma equipa como o Vitória. Quando me foi apresentado o convite, era lógico aceitar. Manifestei, às pessoas que me são próximas, que o meu passo seguinte podia ser ir para o estrangeiro, mas apareceu o Vitória. Dado o projeto e os adeptos, este projeto era irrecusável".
Expectativas: "Tento seguir uma filosofia enquanto treinador e na vida, que é respeitar a essência do futebol e do jogo, em que está implícito ganhar. O que queremos é ganhar e já ganhar no próximo fim de semana. Obviamente que é tudo muito rápido, esta entrada e todo este processo, mas o que queremos é ganhar o próximo jogo e implementar as nossas ideias, aproveitando o que de bom tem sido feito e acrescentar ideias nossas".
Se está identificado com a equipa do Vitória: "Faz parte da vida de um treinador acompanhar os campeonatos. Acompanho campeonato e o Vitória é uma das equipas que sempre fui seguindo. Não por uma possível entrada, porque há o respeito pelas pessoas que estão em trabalho, mas fui seguindo e nestes últimos dias, ontem em particular, para estudar o plantel. Parte-se já com um conhecimento bastante bom".
Se não teme que entrar desta maneira no Vitória não seja mau para o grupo: "Não, de todo, porque também parte do nosso princípio respeitar o que tem sido feito. Temos a capacidade de perceber o que foi bem feito e menos bem feito e evoluir a partir daí".
Urgência de ganhar: "A urgência é imediata, sendo qual for a sequência de resultados. Obviamente que a sequência de resultados aumenta a pressão do treinador, mas queremos ganhar todos os jogos e essa tem de ser a mentalidade desde o início. Sabemos onde estamos, estamos no Vitória e é para ganhar todos os jogos".
O que acontece em relação ao Braga: "Está entregue às instâncias que têm de resolver a situação. Já passou muito tempo, estamos ansiosos para começar a trabalhar e conhecer os jogadores."