Ao contrário do que se escreveu um pouco por toda a parte nos últimos meses, Cláudio ultrapassou Rui Patrício, mas não o jogador axadrezado, entre os futebolistas ainda no ativo
Corpo do artigo
Com Cláudio Ramos a ver o Tondela-Famalicão na bancada, Rafael Bracali manteve-se isolado na liderança de um registo de sequência e longevidade: mais jogos completos e consecutivos na I Liga, entre jogadores ainda no ativo.
O guardião do Tondela parou nos 103, e o guarda-redes do Boavista acumulou 104. Ao contrário do que se escreveu um pouco por toda a parte nos últimos meses, a ultrapassagem de Cláudio Ramos à sequência de Rui Patrício, em fevereiro, não significou a liderança, "apenas" o segundo lugar neste ranking.
O guarda-redes dos Wolves e da Seleção Nacional completou 93 titularidades consecutivas na I Liga, sem ser substituído, entre 2012/13 e 2014/15. Porém, quando iniciou esse registo, já Bracali tinha feito 104 com a camisola do Nacional.
A caminhada começou na 17.ª ronda da edição de 2007/08 e parou na despedida de 2010/11, antes de o brasileiro se transferir para o FC Porto. A marca a ser batida por quem ainda anda pelos relvados, pertence, portanto, ao futebolista de 39 anos do Boavista, já que entre os retirados há algumas sequências ainda maiores. O guarda-redes Dinis Vital, por exemplo, jogou 135 partidas sem parar na década de 1960, ao serviço do Lusitano de Évora.
Entre os jogadores ainda ativos, Bracali é também o 11.º com mais jogos a titular, 207, e resta saber se a marca se vai prolongar esta temporada, ou na próxima, se o brasileiro decidir prosseguir a carreira na I Liga. Helton Leite deverá ser reforço do Benfica e Daniel Ramos já manifestou confiança em Bracali, que entretanto já fez um estágio do curso de treinador nas camadas jovens do Boavista.