Não há volta a dar... para já. Aves B-Canelas abre este sábado a luta por um lugar nos nacionais, disputado a seis, e é mesmo o Lixa quem vai também tentar a luta pela subida. O Tirsense está fora
Corpo do artigo
Está decidido: o Lixa vai mesmo ocupar o lugar do Tirsense na fase de subida do Campeonato de Elite da AF Porto, que comporta outros cinco candidatos: Canelas, Rio Tinto, Maia Lidador, Aves B e Rebordosa.
O recurso interposto pelo Tirsense para o Conselho de Justiça a pedir efeito suspensivo não foi fixado e, assim, a prova arranca, já amanhã, com jogo entre o Aves B e o Canelas. O clube de Santo Tirso não viu satisfeitas as suas intenções, o que não significa que vá ficar quieto, porque mantém a intenção de apresentar uma providência cautelar, mas se o fizer já não vai a tempo de suspender o início da prova.
Como tem sido noticiado, o Tirsense foi punido com a perda de três pontos por ter infringido o regulamento de provas, ao não apresentar três jogadores nascidos em 1996 entre os 18 atletas que constavam da ficha do jogo no encontro com o Vilarinho (15 de janeiro, 19.ª jornada), na primeira fase, e que venceu por 3-0.
A perda desses três pontos relegou os jesuítas para o quarto lugar e foi o Lixa quem acabou por beneficiar. O Tirsense terminou a fase de apuramento com 47 pontos, mas seriam 50 com os três retirados pela decisão do CD. O Conselho de Justiça recebeu o recurso e não fixou o efeito suspensivo, embora o processo continue a correr os trâmites.
O órgão associativo não foi sensível às argumentações do Tirsense. Ao que O JOGO apurou, ao longo do campeonato houve outros clubes que sofreram igual sanção por erros semelhantes, mas os casos não tiveram este efeito mediático, agora com contornos dramáticos para o Tirsense, uma vez que teve efeito direto na candidatura ao Campeonato de Portugal. A fase decisiva vai começar, mas para o Tirsense a luta prossegue, uma vez que o clube vai levar o caso para os tribunais civis, por entender que está dentro da razão.
Jogo com o Barrosas garantido
O Tirsense não vai facilitar e disputará a fase de permanência/manutenção, defrontando o Barrosas na primeira jornada. Entretanto, o Rio Tinto confirmou que vai comparecer nos jogos com o Canelas, ao contrário do que aconteceu na fase anterior em que aderiu ao boicote de vários clubes da Série 1, que protestaram contra "comportamentos agressivos" do Canelas.